Recentemente, saiu uma ótima noticia que o índice de emprego no mês de setembro no Brasil foi o melhor após vários anos de crise. Aproveitando este cenário favorável a várias famílias que agora já estão empregadas, temos que alertar que algumas doenças podem ser iniciadas ou agravadas durante o trabalho e são chamadas de Doenças Ocupacionais.
Ouvido
Para quem trabalha em ambiente com muito ruído (por ex fábrica/indústria), é imprescindível utilizar um protetor auricular que pode ser de plug ou concha que é recomendado adequadamente para cada ambiente de trabalho. Desta forma a exposição do ruído nos ouvidos será menor e assim poderá evitar que ocorra uma perda auditiva pela exposição continua do barulho no ambiente do trabalho.
Nariz
Existem muitos empregos que os trabalhadores ficam expostos a cheiros fortes ou produtos que possam gerar sintomas nasais como rinite, sinusite, sangramento nasal e etc. E os principais setores são os de salões de beleza, padaria, fabricação de cosméticos, etc.
Para isto é importante ver a causa dos sintomas, realizando exames que comprovam que os componentes que inalam no ambiente de trabalho é o causador ou ser o motivo de piora de uma doença já existente e que pode piorar no emprego.
Sempre é indicada lavagem nasal com soro fisiológico e na maioria das vezes, utilização de máscara adequada para evitar inalar estes componentes.
Garganta
Em ambientes de trabalho em que é muito exigido que o empregado (professor, vendedor, telemarketing, cantores etc) fale por várias horas, estas pessoas podem sofrer de dores de garganta recorrentes como também de rouquidão.
A dica é tomar muita água durante o trabalho, fazer repouso vocal, ou seja ficar um tempo sem falar, se mesmo assim tiverem estes sintomas, procurar um otorrinolaringologista para avaliar as cordas vocais e assim indicar um tratamento especifico que pode ser até um acompanhamento com uma fonoaudióloga.