Dormir bem no calor

Apesar de ser a estação mais desejada pelos fãs da combinação sol, areia e mar, o verão nem sempre é bem visto pelos dorminhocos de plantão. Isso porque o desconforto provocado pelas altas temperaturas aumenta o nível de estresse, fazendo com que muita gente fique mais intolerante, desenvolva quadros de ansiedade, apresente dores pelo corpo e tenha o sono prejudicado.
Além disso, especialmente nesta época do ano, a maior exposição à luz solar, decorrente dos dias mais longos, também joga contra, pois prejudica a secreção da melatonina, o hormônio responsável pela sonolência que só é produzido no escuro.
“Todos esses fatores interferem diretamente no sono REM, que é a fase onde temos os sonhos e uma intensa atividade cerebral, capaz de favorecer o nosso bem-estar físico e emocional”, explica Maurício Bagnato, coordenador do Núcleo de Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
Para ter uma boa noite de descanso durante a temporada, no entanto, basta investir em algumas medidas importantes, como dormir com lençóis leves, feitos de algodão e linho. “Eles permitem que o ar entre em contato com a pele, deixando-a respirar, além de transmitirem uma gostosa sensação de frescor”, recomenda Victor Sato, clínico geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.
A temperatura recomendada para uma boa noite de sono é 22ºC. Para isso, um ventilador ou umidificador no quarto pode ajudar. Os dois refrescam sem deixar o ambiente frio e seco como o ar-condicionado. Como o excesso de luz influencia diretamente na qualidade do sono, é fundamental fazer uma blindagem luminosa no quarto com o auxílio de cortinas, máscaras de dormir e outros apetrechos capazes de deixar o momento de descanso menos luminoso possível.
Antes de dormir, também vale a pena evitar alimentos pesados que, além de terem uma digestão mais demorada, aumentam a sensação de calor. Nesta hora, opte por pratos mais leves e com fácil digestão, como saladas, frutas e grelhados. Nada agradáveis, os pernilongos e outros diversos insetos podem comprometer pra valer sua noite de sono. Por isso, evite-os ao máximo com o uso de repelentes.

Sono é fundamental para longevidade de homens, diz estudo
Aqui vai uma boa desculpa para os homens dorminhocos: eles precisam de um bom descanso para ter uma vida longa. Já para as mulheres, o sono só ajuda na longevidade se elas tiverem uma dieta variada e rica em vitamina B6. Estas são as conclusões de um estudo da Universidade Monash, na Austrália.
O levantamento contou com dados de 1.865 pessoas idosas de ambos os sexos. “Descobrimos que a falta de horas de sono está fortemente relacionada à falta de apetite e problemas de saúde. Diversidade alimentar suficiente em homens poderia compensar o efeito adverso do sono de má qualidade sobre a mortalidade, enquanto as mulheres precisam se certificar de comer alimentos ricos em vitamina B6”, disse o cientista Mark Wahlqvist. A vitamina B6 é encontrada em alimentos como nozes, carne, banana, alho e pistache.
Constatou-se também que as mulheres são quase duas vezes mais propensas que os homens a dormir mal.
A pesquisa ainda concluiu que os voluntários que não tinham qualidade de sono adequada eram menos capazes de mastigar, apresentavam pouco apetite e faziam menos atividade física.