
O comércio digital e o relacionamento por meio da internet já é uma realidade no Brasil. A afirmação é do presidente da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., durante abertura do Ecom 2013, realizado na capital paranaense na última semana. O evento, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitiba, abordou temas relacionados ao comércio eletrônico e contou com a presença de diversos executivos e especialistas no setor de marketing e tecnologia, voltados para o e-commerce.
Segundo o diretor geral do Ecom, Marcelo Castro, 75% dos comerciantes não possuem endereço virtual, o que pode gerar uma estagnação nas vendas. “Os consumidores dificilmente conseguem achar na internet uma empresa que não tem um site, pois os mecanismos de busca, como o Google, só seleciona as empresas que possuem URL’s de sites”, comenta o executivo.
Castro diz também que, atualmente, o principal objetivo está em conquistar a atenção dos internautas e não mais a audiência. Para ele, é necessário aproveitar o crescimento deste setor, onde as vendas aumentam cerca de 30% ao ano.
Entretanto, de acordo com o diretor de marketing online do UOL, Juliano Motta, o e-commerce no Brasil, por meio da plataforma UOL, atingiu um faturamento de R$ 2 bilhões neste ano. O executivo afirma, ainda, que existe um mix de novos nichos de negócios, mas enfatiza a importância da metodologia de trabalho. “É imprescindível o compromisso com os cientes na internet. A empresa precisa ter credibilidade diante do público e isso significa produzir anúncios de qualidade, fotografar os produtos etc.”, salienta o especialista da empresa que hospeda lojas virtuais como, por exemplo, da Bolsa de Valores e o Netshoes.
Outro setor que vem crescendo graças à evolução do comercio digital é o mercado de varejo. Em 2012, as vendas por internet alcançaram R$ 22,5 bilhões, 20% a mais do que no ano anterior.
Para o consultor de novos negócios do Sebrae, Luciano Rego, uma série de fatores estão afetando esse mercado, dentre eles, os eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “O Brasil tem aproximadamente 107 milhões de internautas. Com isso, cada comerciante que possui uma loja virtual precisa usar da criatividade para ter diferencial”, ressalta.
De acordo com o gestor-presidente da CDL Curitiba, André Luiz Pellizzaro, a inclusão digital está mudando a experiência de compras, onde as famílias, em casa, adquirem bens e serviços pelo e-commerce. Segundo ele, só no primeiro semestre deste ano registrou-se um aumento de 24% nas vendas pela internet. “Os varejistas devem estar preparados para este novo seguimento, objetivando adequar-se ao comércio eletrônico e, mais, fazer parte desta nova fatia de receita”, salienta.