
Comissão de Direito Sindical
Com a intenção de promover a efetiva participação dos advogados nas comissões, de valorizar a formação acadêmica, o ingresso na Ordem e uma atuação profissional digna, o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), José Augusto Araújo de Noronha, deu posse aos novos membros da Comissão de Direito Sindical da OAB-PR e reconduziu à presidência desta Comissão o advogado André Franco de Oliveira Passos, um dos ícones no estado da advocacia de defesa de trabalhadores. O evento foi prestigiado pelo vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB Santa Catarina, Alberto de Souza Gonçalves Junior.
Comissão de Liberdade Religiosa
Os advogados que compõem a Comissão de Liberdade Religiosa foram empossados pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. A advogada Edna Vasconcelos Zilli assumiu a presidência da comissão. Criada em 2008, a comissão tem por objetivo promover a defesa das liberdades públicas, em especial o direito fundamental à liberdade de consciência, de crença e de culto, previstos nos incisos VI e VII, do artigo 5º, da Constituição da República Federativa do Brasil. A Comissão é composta por advogados que atuam e estudam o tema da liberdade religiosa, e, suas ações se efetivam através de reuniões mensais, estudos de casos, emissão de pareceres, além da realização de palestras e eventos.
Comissão da Criança e do Adolescente
No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 26 anos, em 13 de julho, a OAB Paraná instalou a Comissão da Criança e do Adolescente. A nova gestão será presidida por Anderson Rodrigues Ferreira, advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2001. Ele substitui a advogada Maria Christina dos Santos, que atuou na gestão 2013-2015. Neste ano, a comissão deve trazer de volta a questão da redução da maioridade penal. A comissão também pretende dar continuidade ao trabalho para garantir o restabelecimento dos valores do Fundo da Infância e da Adolescência confiscados pelo governo estadual no ano passado e que somam mais de R$ 300 milhões.
Comissão de Apoio às Vítimas de Crime
Foram empossados também os membros da Comissão de Apoio às Vítimas de Crime, que atua na orientação de pessoas que sofrem qualquer tipo de ameaça ou violência. A comissão foi instituída há vários anos na OAB Paraná e a cada gestão intensifica o seu trabalho, atendendo o público todas as quintas-feiras, na sala da OAB na Rua da Cidadania da Matriz. Em regime de escala, todos os advogados da comissão prestam orientações. O trabalho da comissão, entretanto, vai além desse atendimento. De acordo com a nova presidente Liane Slobodian Motta Vieira, o objetivo é ultrapassar os limites da justiça e ir além da busca pela punição do autor do crime.