A Amazon está desenvolvendo smartphones com a taiwanesa HTC, colocando a empresa numa posição para competir com Apple e Google, segundo o Financial Times. Haveria três dispositivos em desenvolvimento, um dos quais em estágio avançado de desenvolvimento.
No entanto, há informações de que a Amazon pode decidir não lançá-lo, de acordo com a publicação americana. Se sair, o aparelho deverá ser lançado em 2014. O chefe de Marketing da HTC, Ben Ho, afirmou que a companhia tem “se focado em construir a marca”, ao mesmo tempo em que se mantém “aberta a parcerias e colaborações com operadoras e outras empresas de tecnolgia”. No início do ano, a taiwanesa lançou, com o Facebook, o HTC First.
Especulações de que a Amazon vai lançar seus próprios smartphones têm sido feitas há anos. Em 2011, o Citigroup afirmou que a Amazon lançaria um celular inteligente em 2012 através de uma parceria com a fabricante de produtos eletrônicos terceirizada Foxconn International – que fabrica os iPhones da Apple. A Amazon não comentou o assunto.
Rumores recentes indicavam que o telefone que a gigante de varejo americana pretende lançar teria tecnologia de imagem 3D sem necessidade de óculos. A informação vazada também falava em um aparelho que fosse gratuito, gerando receita por anúncios e compra de produtos da Amazon, mas a americana negou ter estratégia tão agressiva. O Kindle Fire, tablet com assinatura da empresa, conquistou uma parte considerável do mercado de outras fabricantes que também usam o sistema operacional Android, do Google, e a expectativa é que, com um smartphone, o mesmo possa acontecer.