Comércio do Paraná fica acima da média nacional

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As vendas do comércio varejista apresentaram desempenho positivo de janeiro a novembro do ano passado, em todos os indicadores, conforme demonstra Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (16). Houve aumento em novembro, no acumulado do ano e nos doze meses encerrados em novembro. A economista Ana Silvia Martins Franco, do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), explica que a expansão do comércio do Paraná exprime a maior disponibilidade de renda da população. “É fruto especialmente do bom desempenho do agronegócio, junto com o aquecimento do mercado de trabalho regional, que mantem a geração de empregos mais nobres, com maiores rendimentos, em sua grande maioria no interior do Estado”, afirma Ana Silvia.
Em novembro, o faturamento real (descontada a inflação), na definição ampliada da pesquisa (que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção) expandiu 9,2% em relação a novembro de 2012. A pesquisa, que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção, mostra que o desempenho do Estado foi melhor que o do Brasil, que ficou em 5,7% no período.
No mês de novembro, o resultado foi puxado pelo aumento nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (16,6%); eletrodomésticos (15,4%); combustíveis e lubrificantes (13,4%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (13,4%); material de construção (13%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11%).
No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2013, o comércio paranaense permaneceu com o melhor desempenho entre os estados do sul e sudeste do País, com avanço de 7% das vendas reais, bastante acima da média nacional que cresceu 3,6%. O bom resultado foi influenciado pela maior comercialização de combustíveis e lubrificantes (11,3%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (11,1%); eletrodomésticos (10,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (9,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (9,3%); material de construção (8,8%); e veículos, motocicletas, partes e peças (7,7%).
No acumulado de doze meses, encerrados em novembro de 2013, as vendas reais do comércio varejista regional mantiveram-se acima da média do país, com acréscimos de 6,1%, ante variação de 3,8% para a média nacional. Foi a segunda melhor performance entre os estados do sul e sudeste do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul (6,2%).