Penúltima rodada da fase classificatória do Paranaense 2015 foi marcada por estreias, vitórias das quatro equipes da capital e a expectativa de que o bom futebol voltou.
No sábado, o líder Coritiba estreou a sua terceira camisa e venceu bem a equipe do Cascavel. Além do novo uniforme o torcedor Coxa Branca pode ver uma equipe mais entrosada, com o ataque mais insinuante e perigoso e a estreia do atacante Wallyson. Este e Negueba fizeram seus primeiros gols pela equipe. Se o primeiro fez na primeira partida, o segundo precisou de mais partidas para chegar às redes. Independente destes detalhes a equipe se encorpa a cada jogo mesmo necessitando de um armador mais qualificado.
Domingo foi a vez do Paraná, em Ponta Grossa, vencer o Operário e só não assumiu a terceira colocação por conta do saldo de gols. A equipe de Vila Capanema mostrou bom futebol, dominando a partida e evitando que a equipe da casa conseguisse reagir após os dois gols de Carlinhos. Vitória consistente que recoloca o Tricolor na briga pelo título.
O caçula da capital conquistou um resultado importante na briga pelos primeiros lugares ao vencer o Londrina pelo placar mínimo. O resultado foi importante porque além de garantir o JMalucelli na segunda posição, despachou o adversário para a sétima colocação. A equipe do Barigui brigará diretamente pelo título, tem estrutura e plantel qualificados para esta conquista.
No encerramento da rodada o Furação atropelou a frágil equipe do Nacional de Rolândia. Ao fazer o primeiro gol logo a um minuto de partida, a equipe do estreante técnico Enderson Moreira aplicou uma goleada de 7 x 0. Apresentando um futebol mais competitivo, intenso e de qualidade, os Rubro Negros parecem que enfim entraram nos trilhos. Com detalhes a acertar, fica a certeza de que o que foi visto no domingo na Arena da Baixada deixou torcedores e comissão técnica mais animados, mesmo que pela frente a fragilidade do adversário não tenha oferecido maiores esforços.
O meio de semana será de muito trabalho e ajustes para os jogos decisivos do final de semana. O JMalucelli irá à Maringá apenas para cumprir tabela. Já na cidade vizinha o Londrina receberá o Atlético. Para a equipe da capital apenas a vitória interessa, mesmo que dependa de empate ou derrota do Cascavel frente ao Foz. Ao Londrina interessa uma melhor colocação, ainda pode ser o terceiro. Na capital Paraná e Coritiba jogam para definir posições. Classificados, o Paraná deseja ficar em terceiro e o Coxa manter a liderança.
))) Por Marco Coelho, comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.