Dolly Polasek – Um pouco de História Contemporânea…

Vamos ao clichê: O carnaval acabou e o ano começou! Nem dá para acreditar, mas, é real. O prefeito Dr.EDISON DE OLIVEIRA KERSTEN apareceu na televisão para quebrar um mantra que vinha se encorpando e teimava em colar uma pecha de incompetência e incapacidade dele administrar Paranaguá.
Dizem que a dificuldade maior é por conta, principalmente, de pessoas do grupo político original que se instalou em Paranaguá em 1993, cheio de promessas e esperanças, mas, de resultados mais duvidosos que gloriosos… Era conhecido como o grupo dos “Sindicalistas” eu, também participei desse momento histórico. Eles surgiram com a intenção de cumprir um primeiro período de 20 anos e transformar o município.
Revolucionar e valorizar a Cultura, Incentivar a atualização das artes, desde resgatar o patrimônio histórico, o folclore, o fandango e a gastronomia local Isso seriam os pilares do Turismo local. A primeira opção econômica natural do município
Até resolver a eterna questão da falta d’água como de fato se deu, resolveram.
Esse primeiro ciclo dos “Sindicalistas” terminaria em 2013…Mas, segundo o mantra, continuam na Administração e com “as chaves do cofre” enquanto a cidade fica a cada dia pior…

Nem tanto céu, nem tanto mar… Mas, uma feliz coincidência de Comunicação se manifestou e mostrou um bom caminho… A jornalista LUCIANE CHIARELLI MAGALHÃES assumiu a pasta mais enjoada da administração e acerta, na sua primeira ação dentro da superintendência – consciente ou não – e está de parabéns, com o encaminhamento do prefeito para a televisão. Dr. Edison é transparente e não tem a malícia da montagem teatral. Como cidadã achei muito bom vê-lo nesse inicio de ano, pós-carnaval, cheio de abacaxi para descascar e se saindo bem… Principalmente com a firmeza daqueles que sabem que quando não dá. Não, dá! E aquilo que pode e deve ser feito está sendo feito, (oras!) ( O oras é por minha conta! Porque ali senti um certo cansaço. Um baita desgaste!)
Ele pediu mais um pouco de paciência com aquela voz calma dos educados, dos médicos…
A presença do Dr. Edison no reduto do gigante da VOZ, que grita bastante, dessa vez também estava educadamente, recebendo a autoridade em sua casa. O meu colega da TVCI mostrou que sabe interpretar e, mais: sem gritar histérica e teatralmente concordou que a estrutura da cidade está atrasada há uns 37 anos pelo abandono e negligências, vindo cair o desfecho sinistro, inclusive dos tais últimos 20 anos, no colo do Dr.Edison e que assim fica quase impossível mudar o ritmo das coisas com dívidas e sem crédito como aconteceu naqueles primeiros instantes… É por isso que Paranaguá patina e diversos segmentos estão preocupados. Tem muita sujeira na cidade que está dando forma ao caos.
No resumo do Sonho dos Sindicalistas, faltou muita coisa ficar pronta para podermos chamar, de fato, de transformação, revolução. O quê houve, foram ótimas intenções…

A cada dia, as pessoas estão se encorajando mais para discordar e a cobrar melhorias e benefícios. O cidadão antenado já sacou que a regra de ouro para pressionar o Poder Público é menos para si e mais para a comunidade. Nessas manifestações são as PARNANGUARAS – as fêmeas da minha raça – que estão ousando, querendo, botando a boca no trombone, reivindicando, cutucando e falando muito mais, da realidade que nos cerca do que especialistas. Estou sabendo disso tudo, principalmente pelo meu Facebook … Bem coisa de mulherzinha no melhor e mais real dos sentidos. Não por acaso a classe dos professores, que tá assim de mulher porreta, hoje, terça,24, vai botar para decidir alguma pendência das boas com o prefeito Kersten. Senão, sexta-feira: GREVE!!
Vejo pela net que a Câmara está linda. Cheia de gente jovem (de espírito) reunida decidindo sobre os seus direitos. Na Escola Faria Sobrinho, li uma frase de Rui Barbosa dizendo que aquele que não luta pelos seus direitos não é digno deles… Portanto:

FELIZ ANO NOVO, DE NOVO, OUTRA VEZ…

Fotos: Divulgação.