
Empresas de diferentes segmentos do setor moveleiro podem participar dos encontros de negócios – nacional e internacional – promovidos pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Sebrae, durante o 5º Congresso Moveleiro.
Produtores de móveis de madeira poderão prospectar novos clientes e fechar negócios com 11 compradores de 8 países confirmados – Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, República Dominicana, Panamá e Angola. “O fabricante deve ter condições de produção em larga escala além de um padrão de acabamento desejável no mercado internacional. Esperamos gerar cerca de US$ 1 milhão em negócios, dentro de um ano”, conta a gerente do CIN, Janet Pacheco Castanha, lembrando também que os selecionados contarão com uma equipe de intérpretes durante o encontro, no dia 12 de setembro. “O encontro de negócios internacional é uma grande oportunidade que a Fiep criou para os produtores paranaenses que, em um só dia, podem negociar com compradores de 8 países diferentes, o que representa otimização de recursos e de tempo – dois importantes diferenciais competitivos”, avalia a gerente.
Para o encontro nacional, organizado pelo Sebrae, a expectativa é de que até 20 compradores potenciais – de grandes redes de hotéis, escolas, gastronomia, lojas de decoração, entre outros setores – venham conhecer a produção moveleira paranaense. “Nossa intenção é promover o contato entre as empresas e a geração de negócios. Muitas empresas apesar de consolidadas no mercado ainda podem ampliar suas opções de fornecedores e relacionamento de maneira rápida e funcional”, explicou o consultor do Sebrae Marcos Uda.
A inscrição pode ser feita na página do Congresso, nas abas dos Encontros de Negócios. Os fornecedores que fizerem seus cadastros passarão por uma análise e receberão com antecedência uma agenda com os perfis dos compradores.
Os interessados que realizarem suas inscrições até o dia 27 de agosto poderão também participar do treinamento para um melhor desempenho em rodadas de negócios e do Workshop de Formação de Preço de Exportação.