Mercado cresce e impulsiona setores do segmento de cervejas especiais

Nos últimos anos, o mercado varejista de cervejas especiais tem mostrado crescimento significativo, apresentando maior volume de vendas e atraindo novos consumidores. De acordo com dados levantados pela Nielsen, de 2009 a 2013, o share de cervejas premium subiu de 7% para 10,5%, respectivamente, enquanto as cervejas consideradas mainstream apresentaram queda de 16,1% para 12,9% neste mesmo período. Isso evidencia que os rótulos especiais têm conquistado maior espaço no mercado de cervejas, o que não é pouco, já que a indústria brasileira de cervejas representa 12% de toda a indústria do país, ainda que em sua maior parte, representada pelas grandes empresas.
Esse fenômeno já pôde ser observado em outros países como os Estados Unidos, que num relativo espaço curto de tempo viu as cervejas especiais conquistarem uma grande fatia do mercado. Há grandes indícios de que o mesmo fato ocorra aqui, já que os números mostram franco desenvolvimento do setor. Nos anos 1990, os Estados Unidos contavam com cerca de 90 micro cervejarias, hoje o número passa dos 2,4 mil. Segundo estimativa da Associação dos Cervejeiros Artesanais Paulistas, em 2010, o número de micro cervejarias no Brasil era de 70, hoje, há cerca de 300.
O Brasil já é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás somente dos EUA e China. Dados do SICOBE (Sistema de Controle de Produção de Bebidas) mostram que hoje o país produz 13,4 bilhões de litros anuais de cerveja, um aumento de 64% em relação há 10 anos e no que diz respeito ao volume de vendas, as cervejas especiais respondem por 5% a 6%. Há cinco anos, esse número era de 1,5% a 2%.
Embora as estatísticas mostrem evolução, ainda há muito a ser explorado e os números podem crescer ainda mais, como em outros países famosos por serem grandes consumidores de cerveja. Ainda de acordo com o SICOBE, o brasileiro consome cerca de 64,4 litros de cerveja por ano, já em países como a República Tcheca, este número chega a incríveis 151,2 litros (Euromonitor, 2010).
Cada vez mais os supermercados têm disponibilizado rótulos especiais nas gôndolas, sejam estabelecimentos focados em públicos de maior renda como em outros especializados nas classes mais populares. Isso porque as cervejas especiais apresentam margem de lucro maior que as cervejas mainstream, logo, têm maior rentabilidade. Enquanto as cervejas especiais apresentam margens de 25 a 35%, a cerveja comum não ultrapassa os 5%. Outro fator importante que faz os supermercados apostarem nos rótulos premium é que eles têm ligação bastante forte com o consumo de alimentos.
Os variados estilos de cerveja permitem experiências gastronômicas interessantes, hábito cada vez mais presente no perfil do público-alvo desses produtos, então o consumidor sai do supermercado com a cerveja acompanhada de outros produtos alimentícios.
Há alguns anos uma grande rede de supermercados passou a comercializar rótulos premium e cada vez mais tem apostado em produtos diferenciados nas prateleiras. “De 2010, ano em que a rede passou a comercializar as bebidas, para 2011, o grupo obteve crescimento de 300% na venda da categoria. Hoje, o segmento vem crescendo em média 80% a 89% ao mês”, diz Robson Grespan, especialista em varejo, Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil e um dos grandes responsáveis por disseminar rótulos premium pelos estabelecimentos varejistas, já que foi o primeiro comprador de rede de supermercados a disponibilizar cervejas especiais nas gôndolas.
Outros supermercados, mesmo que de menor porte, também passaram a oferecer opções de rótulos premium, visto que há boa margem de lucro em relação às cervejas comuns e que a procura por produtos de qualidade artesanal tem aumentado. “Até mesmo estabelecimentos mais modestos, como mercados de bairro, estão apostando nas cervejas especiais. Dentro de algum tempo, o mercado varejista deve sofrer um fenômeno irreversível, ofertando cada vez mais cervejas premium para públicos diferentes”, completa o especialista, que já realizou viagens internacionais para grandes cervejarias, a fim de ampliar seu conhecimento no nicho.
Os importadores e distribuidores têm papel crucial na disseminação dos rótulos premium pelas prateleiras. Hoje, mais de 40 empresas espalhadas pelo país são as responsáveis pela distribuição de rótulos especiais nacionais e internacionais no varejo brasileiro. A Beer Maniacs, distribuidora de cervejas com sede no Paraná e com filiais no DF, RJ, SP e SC, é a evidência de que o mercado é realmente promissor e que ainda há bastante espaço para investimento. A empresa registrou faturamento de R$ 3,7 milhões em 2011 e a projeção para 2015 é fechar com surpreendentes R$ 100 milhões. “Atendemos mais de 2500 pontos de venda em todo território nacional e a previsão para 2015 é atingirmos 5000 clientes. Contamos com mais de 80 colaboradores internos e externos e, considerando prestadores de serviços diretos, geramos aproximadamente 200 posições de trabalho”, afirma o proprietário da empresa, Iron Mendes.

Cervejas especiais chegam aos e-commerces
Não são só as gôndolas dos supermercados que estão abastecidas com novos rótulos e estilos de cervejas. Sites especializados na venda de cervejas premium têm surgido aos montes, impulsionados pelo crescimento do nicho, o que gera maior concorrência e, consequentemente, a expansão do segmento. E-commerces como o The Beer Planet têm oferecido, além das próprias cervejas, outras ferramentas para contribuir com a ascensão da cultura cervejeira no Brasil. Planos de assinaturas para os diversos níveis de informação dos consumidores, curiosidades históricas, possibilidades de harmonização, informações sobre as marcas e sommelier de cerveja à disposição dos clientes estão entre os serviços oferecidos pelo site. “A ideia é proporcionar ao assinante experiências únicas que a cada mês vão ajudar a desbravar o universo das cervejas especiais. Assim, ele se informa, conhece e aprende cada vez mais”, diz o sócio-proprietário do The Beer Planet, Eduardo Caldas. A loja conta com um portfólio com mais de 500 rótulos.

Gigantes também apostam nos rótulos especiais
A maré tem estado tão favorável que até as maiores empresas da indústria cervejeira têm investido nas cervejas especiais. A Brasil Kirin trabalha com três marcas de cervejas especais no mercado, a Baden Baden, Eisenbahn e Devassa, que correspondem a mais de 20 rótulos de linha. A Ambev também segue a onda apostando nas cervejas de estilos diferentes, como a Hoegaarden, Leffe e Franziskaner, que podem ser encontradas em qualquer supermercado.