O candidato a prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), da coligação Curitiba Amor e Inovação, propõe novas iniciativas de inclusão para as pessoas com deficiência (PCD) na capital paranaense.
Em 2023, Curitiba foi considerada a segunda capital brasileira com mais estabelecimentos acessíveis, segundo ranking do aplicativo Guiaderodas. O app é referência nacional em avaliação de acessibilidade de estabelecimentos e serviços de cidades para pessoas com restrições na locomoção.
“Apesar de a cidade nunca estar pronta, eu e o prefeito Rafael Greca temos tido o compromisso de tornar espaços públicos mais acessíveis, uma estratégia para aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos e bem receber os visitantes, bem como busca permanentemente garantir a acessibilidade plena para todos”, afirma Eduardo.
Nos últimos oito anos, Eduardo e o prefeito Rafael Greca têm realizado investimentos significativos para aprimorar a acessibilidade nas calçadas, edifícios públicos e parques, bem como nos serviços já oferecidos pela Prefeitura de Curitiba, como a Central de Libras e o Transporte Acesso.
Além de continuar a promover uma maior acessibilidade dos espaços públicos, Eduardo vai ampliar os mutirões de empregabilidade para este público e fortalecer os serviços já ofertados hoje, como a Central de Libras e o Transporte Acesso.
Caminhar Melhor
Destaque também para o ambicioso programa de novas calçadas acessíveis proposto por Eduardo. Serão mais 200 km de calçadas requalificadas por toda a cidade, através do programa Caminhar Melhor.
Novos espaços de esporte e lazer também serão criados para garantir melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.