Um grupo de 12 empresários da região do Centro Histórico de Curitiba está se organizando para criar uma central de compras. O objetivo é negociar melhores condições de preço e pagamento, com fornecedores de produtos e serviços necessários para todas as empresas integrantes do grupo. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae/PR
A consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello, explica que a Central de Compras está passando pela fase de implantação. “Os empresários estão se reunindo e participando de palestras com consultores especializados que estão dando todo o suporte e repassando conhecimento para que eles possam colocar em prática o projeto. Nos encontros, eles aprendem como funciona a Central e quais as vantagens e desafios do projeto”, detalha.
Fazem parte da Central de Compras empresas de diversas áreas como restaurantes, hotéis, lojas e serviços. A consultora do Sebrae/PR afirma que o caráter multissetorial do grupo não é uma desvantagem.
“Estamos acostumados a ver empresários do mesmo setor de atuação se organizarem para comprar coletivamente seus insumos. No caso do grupo de empresários do Centro Histórico, apesar do caráter diferente de cada um dos integrantes, todos precisam de segurança privada para seus empreendimentos, plano de saúde para seus empregados e produtos básicos para limpeza de seus estabelecimentos, por exemplo. Se unir, independente do setor, é sempre positivo e todos saem ganhando”, defende.
Walderes Bello esclarece que o dinheiro economizado com as ações da Central de Compras do Centro Histórico poderá ser revertido em prol dos estabelecimentos. “A ideia é interessante, porque os recursos poderão ser aplicados em outros projetos, o que irá contribuir para o desenvolvimento direto de cada um dos integrantes da Central”, afirma.