
Buscando despertar o interesse e envolvimento de crianças e jovens com o cinema, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) realiza pela primeira vez uma mostra dedicada diretamente ao público infanto-juvenil, a Universo Z. Dentro deste universo, o FICBIC preparou, além das exibições de filmes, programas de aproximação entre o cinema e escolas. O festival acontece entre os dias 28 de outubro a 08 de novembro. A curadoria da mostra é assinada por Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky. Dentre os filmes selecionados, está a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que recebeu o principal prêmio do Festival de Annecy, evento francês considerado “o Cannes da animação”.
Um destaque da Universo Z é o material pedagógico disponibilizado pela Bienal no site do festival que traz textos com abordagens específicas para a sala de aula a fim de promover debates e reflexões acerca dos temas de cada filme.
Os programas de aproximação do público estudantil são o Escola Vai ao Cinema, no qual o FICBIC se responsabilizou por levar diversas escolas da rede municipal às salas de cinema e o Cinema Vai à Escola, que leva os equipamentos e uma equipe para exibições de cinema para dentro do Colégio Estadual do Paraná e do Instituto de Educação do Paraná.
Além das atividades a serem realizadas durante o festival, o FICBIC já trabalha desde agosto com o Programa Comunidade Escola que é realizado por meio de encontros semanais que acontecem até 29 de novembro.
Foto: Divulgação.





