Krisiun se apresenta hoje em Curitiba

A banda Krisiun se apresenta no Music Hall, em Curitiba, às 20h. Uma das precursoras do Death Metal no Brasil, a banda, formada em 1990, tem 11 discos lançados, sendo o mais recente “The GreatExecution”, de 2011. As músicas “The Will To Potency”, “Blood Of Lions”, “The Great Execution”, vãofazer parte do repertório.
Krisiun é uma banda brasileira de death metal formada em 1990 na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul. É um dos precursores do brutal death metal mundial, sendo uma das bandas do Brasil de maior reconhecimento internacional, sempre evoluindo sonoramente em seus álbuns, sem nunca perder seu peso e brutalidade.A construção da banda começou em 1990 quando o trio de irmãos morava em Ijuí, no Rio Grande do Sul. O gosto pelo metal foi herdado do irmão mais velho, que já ouvia bandas como Black Sabbath e Dio. De tanto vê-lo com seus discos os três gostaram do som e dos desenhos nas capas. Como todo fã de heavy metal, a adolescência deles foi marcada pela compra de discos dos grupos preferidos.
Já na capital paulista, os músicos precisaram redobrar o esforço para conseguir gravar o autofinanciado mini-álbum “UnmercifulOrder” (1993). A partir deste trabalho, o Krisiun rapidamente ganhou status de grupo cult por causa da hipervelocidade das composições e pela impressionante performance ao vivo. No ano de 1995 saiu o primeiro fulllenght, “Black Force Domain”, que só chegou a um maior público por meio da gravadora alemã Gun Records em 1997. O CD recebeu excelentes notas na imprensa especializada e levou o Krisiun aos palcos europeus pela primeira vez num nível totalmente underground. Durante o mês de maio de 1997 a banda fez 20 apresentações na Alemanha.
Com isso, o Krisiun rapidamente ganhou mais e mais fãs e muitas portas se abriram colocando o trio de uma maneira mais visível. Em dezembro do mesmo ano aconteceu o retorno à Europa, onde mais 30 shows ao lado de Kreator e DimmuBorgir foram realizados.
Com a chegada de 1998, o Krisiun aproveitou para gravar seu segundo disco, “ApocalypticRevelation”, na Alemanha, dentro do estúdio de HarrysJohns (que produziu Kreator, Sodom, Tankard).
Na tour, os brasileiros tocaram com CradleofFilth, Napalm Death e Borknagar por toda a Europa. Em seguida vieram outros 30 shows como headliners pela Alemanha tendo o Soilwork como suporte. Outros fatos que ajudaram na divulgação do Krisiun foram suas participações nos tributos ao Sodom e ao Kreator.
Apesar de não se interessarem muito por este tipo de modismo que tomou conta da música pesada nos últimos anos, os três gostaram da idéia de homenagear duas das suas influências. “Total Death”, clássico do disco “EndlessPain” do Kreator ganhou uma versão ultra-rápida e “Nuclear Winter” foi indicada ao Krisiun pelo próprio líder do Sodom, Tom Angelripper. Além disso, o Krisiun atravessou os Estados Unidos com sucesso acompanhando o Angelcorpse e o Incantation em fevereiro de 1999 para as 30 primeiras apresentações na América do Norte.

Foto: Divulgação.