
Os atores e cantores do Coro Cênico Pequeno Cotolengo sobem ao palco do Teatro Sesc da Esquina, nessa sexta-feira, 18, às 15h, para apresentar o espetáculo Amigos do Coração. O roteiro foi inspirado nos Saltimbancos e conta uma história de amizade que retrata os sentimentos do próprio elenco, formado por jovens e adultos moradores da instituição: a menina que morava no campo e sonhava em ter amigos “perfeitos”, em vez dos animaizinhos da fazenda, descobre que a verdadeira amizade está bem ao seu lado, e não fora dali.
Esse é o quarto espetáculo produzido pelo Coro Cênico, projeto que é desenvolvido pela Escola Pequeno Cotolengo desde 2009, com recursos da Lei Rouanet. A indústria paranaense Mili – fabricante de produtos de higiene e limpeza – patrocina o Coro Cênico há quatro anos. A empresa também apoia outros dois projetos da instituição: o Adote um leito (através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMTIBA) e o Cuidar, que atende o idoso e a deficiência múltipla, a vulnerabilidade na terceira idade (através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI). Além disso, a Mili doa mensalmente produtos como fraldas infantis e de uso adulto e papel higiênico.
“O apoio das empresas é fundamental. A vida deles é toda aqui no Pequeno Cotolengo. Apresentar os espetáculos em outros locais é como uma portinha que se abre para o mundo lá fora. É quando eles são reconhecidos pela sociedade, são aplaudidos pela arte deles, e se sentem incluídos”, afirma a diretora da escola, Alessandra Kussem, uma das autoras do espetáculo. A história é contada e contada por 37 moradores que estão ensaiando quatro horas por semana desde abril.
A entrada para assistir a peça é gratuita e livre, mas tradicionalmente o público de estreia é formado por alunos de escolas de educação básica na modalidade educação especial. Convidar esse público específico é uma forma de incentivar outras pessoas com deficiência a acreditar em suas habilidades e mostrar que o “palco” é para todos.
O projeto tem como principal objetivo a inclusão através da arte, estimulando a criatividade, desenvolvendo habilidades socioculturais e trabalhando de forma lúdica o potencial de “eficiência” da pessoa com deficiência.
A entrada para o espetáculo é franca e quem desejar uma apresentação na sua cidade ou escola pode entrar em contato pelo telefone (41) 3314-1919 ou pelo e-mail escola@pequenocotolengo.org.br para agendar uma data.
No dia 23, o espetáculo será apresentado no Pequeno Cotolengo, durante o evento Parceiros do Ano, em que as empresas apoiadoras da instituição em que vivem 195 pessoas são convidadas a conhecer o resultado do trabalho feito ao longo do ano. No dia 30, o Coro Cênico faz duas apresentações no Colégio Adventista do Portão, e no dia 7 de dezembro, será a vez da Escola Municipal Rio Negro, no Sítio Cercado.
Outras peças:
Em sua primeira peça “A Magia da Vida”, os moradores encenaram a história de um lugar encantado, onde um gnomo nos leva a refletir sobre a vida e as suas diferenças. No ano de 2012 teve início o segundo espetáculo, “Circo Fulô”, que conta a história de um menino cheio de sonhos e apaixonado pelo mundo circense, com todas as suas cores, magia e encantamento. Em 2014 o Coro Cênico estreou a peça “Faz de Conta” que fala sobre abandono, ajuda e amizade.
O Pequeno Cotolengo
O Pequeno Cotolengo Paranaense oferece há 51 anos, acolhimento, saúde e educação a pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. Hoje são mais de 200 moradores que encontraram na instituição o conforto, os cuidados e a qualidade de vida que merecem. Todo o atendimento realizado pelo Pequeno Cotolengo é gratuito para os moradores, e a instituição se mantém com o apoio de empresas e de toda a sociedade. São volta de 160 empresas e organizações parceiras e mais de 600 voluntários.
Serviço:
O que: Estreia do espetáculo Amigos do Coração do Coro Cênico
Quando: Dia 18 de novembro – sexta-feira – às 15 horas
Onde: Teatro Sesc da Esquina – Visconde do Rio Branco, 969 – Centro.
Entrada Franca