Desde que o serviço de envio de SMS começou a ser feito pelo Instituto de Identificação do Paraná, no início de março, o índice de pessoas que fazem o agendamento para a obtenção de carteira de identidade, mas que depois não comparecem, reduziu em 30%.
Uma mensagem de texto é enviada ao número de celular informando tão logo é concluído o preenchimento dos dados, pela internet. O SMS contém o número do protocolo de atendimento, data, horário e local para que o cidadão compareça para fazer o documento. A mensagem é reenviada 24 horas antes do dia marcado para o comparecimento em um posto de atendimento.
O diretor do Instituto de Identificação, Newton Tadeu Rocha, ressalta que o custo com o envio de uma mensagem de texto para o celular das pessoas é bem menor do que o gasto para o Estado em deixar um serviço à disposição para quem marca, mas não aparece no dia agendado. Além disso, o não comparecimento é um problema para os outros cidadãos que estão tentando uma vaga no sistema”, diz.
INTERNET – De acordo com Rocha, além da opção do agendamento prévio pela internet, o Instituto de Identificação tem encaixes disponíveis para o cidadão que tem urgência em retirar o documento de identidade, que é feito entre dois horários agendados. “Temos em vista a satisfação do cidadão, ou seja, não queremos apenas prestar o serviço, mas sim realizá-lo com qualidade. Demos um salto de produtividade muito grande no último ano”, avalia.
Os registros espontâneos da população, feitos por meio do sistema Sigo, da Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria-Geral do Paraná, servem como padrão de planejamento e gestão estratégica do órgão, de acordo com o diretor do Instituto de Identificação. “Consideramos essa uma ferramenta fundamental, uma vez que recebemos relatórios com orientação em relação às práticas”, afirma Rocha.