Chegou o momento de realizar a tão sonhada cirurgia plástica. Médico e hospital escolhidos, família a amigos avisados, enfim, uma enorme expectativa e ansiedade para ver o resultado final. Mas, antes de se olhar no espelho para admirar a nova aparência, há dois importantes caminhos pela frente para conquistar a perfeita harmonia estética: preparar a pele no pré-operatório e o intensificar os cuidados após o procedimento.
Além da perícia e experiência do médico, essas etapas contribuem efetivamente para o sucesso da cirurgia, e depende quase que exclusivamente da disciplina do paciente, é o que confirma o Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dr. Nelson Letizio.
“O paciente deve seguir à risca as recomendações médicas. Alimentação adequada e exercícios físicos fazem parte desse ritual. No entanto, numa cirurgia de abdomen, por exemplo, se o paciente não utilizar a cinta recomendada e os produtos prescritos, pode haver o surgimento de alterações na região operada e transgredir o tempo habitual de recuperação”, alerta Dr. Letizio.
A boa qualidade e rápida cicatrização é uma das etapas mais esperadas para o paciente retomar as atividades normais do dia a dia. Desta forma, é habitual o médico recorrer à tecnologia dos dermocosméticos para preparar e oferecer melhores condições à pele antes da cirurgia, com fórmulas potencializadas, via oral ou de uso tópico. Depois da cirurgia, os cuidados não param. O cirurgião explica que, não só os acessórios convencionais (cintas modeladoras, meias, sutiã, dentre outras roupas específicas) são importantes, mas também recomenda a utilização de dermocosméticos com ações bem específicas como, por exemplo, produtos à base de Hydroxyprolisilane CN, para cicatrização e regeneração tecidual; e o EvenSkin A3, para clareamento e uniformização da tonalidade da pele.