Estado capacita mais de 30 mil profissionais em “Saúde Mental”

O Governo do Paraná iniciou nesta semana a 8ª capacitação do Programa de Qualificação da Atenção Primária (Apsus), que traz o tema “Saúde Mental”. Na primeira fase, cerca de 200 profissionais de universidades e regionais de saúde receberam capacitação como multiplicadores e repassarão os conteúdos para 35 mil profissionais das unidades de saúde dos 399 municípios do Paraná. As capacitações regionais deverão acontecer nos próximos meses.
No dia 15 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde lança a Rede de Atenção à Saúde Mental. “Esta capacitação antecede o lançamento da rede, que tem o intuito de melhorar o acesso e a qualidade do atendimento a população. A doença mental é uma condição crônica, que demanda o acompanhamento permanente do paciente”, afirma o coordenador do departamento de Condições Crônicas da Secretaria da Saúde, Juliano Gevaerd.
A coordenadora do departamento de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Maria Cristina Arai, explica que a unidade de saúde é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos devem ser acolhidos pelos profissionais da atenção primária e receberem o primeiro atendimento na unidade de saúde. Eles devem estabelecer um vínculo com a unidade, pois ela é o ponto de atenção mais próximo da população”, afirma.