A interrupção da respiração durante o sono, conhecida como apneia, pode levar a diversas complicações. Recentes pesquisas da Universidade de Enfermagem de Sydney mostram que, entre elas, há o aumento em 2,5 vezes do risco de sofrer de algum tipo de câncer, além de 340% mais chances de morrer da doença.
Uma das razões poderia ser, de acordo com os pesquisadores, a falta de oxigenação dos tecidos do corpo durante o sono, o que levaria ao desenvolvimento de tumores. Foram monitoradas 397 pessoas de 1990 a 2010. Elas passaram por um teste para saber se sofriam de apneia do sono, e então acompanhadas para ver se desenvolviam câncer. Os resultados estão de acordo com outro estudo, de Wisconsin, que deduziu que pessoas com apneia tinham 480% mais chances de morrer de câncer do que as que não tinham a condição.
A apneia consiste em uma interrupção do processo respiratório por pelo menos 10 segundos por vez. Está associada à obesidade e pode causar ronco e sonolência durante o dia. Outras consequências podem ser aumento da pressão, ataques cardíacos, derrames e diabetes tipo 2.