Feijoada, barreado e quirera nos sábados do Passeio

O sábado do aniversário de Curitiba teve um sabor a mais para quem freqüentou o Passeio Público. Todo sábado, a chefe de cozinha Helena Menezes faz sua famosa e deliciosa feijoada, acompanhada de barreado e quirera. Mas neste sábado (29), um prato a mais chamou a atenção de quem passou pelo restaurante do Passeio Público: um risoto, feito com a receita tradicional da Família Lazzarotto, que há alguns anos, vendia o prato em um vagão.
O risoto em homenagem a Poty Lazzarotto reuniu antigos freqüentadores do Passeio Público, e conquistou quem está adquirindo o hábito de visitar o espaço que fica no Centro de Curitiba. A iniciativa é mais uma etapa do projeto de revitalização do Passeio Público, que visa resgatar o prestígio e a visitação ao parque. O movimento que quer otimizar a utilização do espaço surgiu nas redes sociais, mas teve como líder o jornalista Dante Mendonça. Focado em restabelecer os temos áureos do Passeio Público, Dante quis voltar os olhos dos curitibanos para o parque esquecido pelo poder público. “Todos os parques de Curitiba tem investimentos, menos o Passeio Público, o patinho feio dos parques. Por meio dessas ações, nós queremos chamar a atenção da Prefeitura para este espaço”, destaca Mendonça.

Além do tradicional risoto, o cardápio do Buffet do Passeio Público contou com risotos de cordeiro, tomate seco com rúcula e funghi. A feijoada, o barreado e a quirera tiveram como acompanhamentos couve refogada, farofa de amendoim, charque com moranga, pão e vinagrete. De sobremesas, doces tipicamente caseiros, como doce de banana, de coco, pudim e frutas em calda.
A idéia da feijoada da chefe Helena Menezes começou como uma brincadeira entre amigos há mais de 20 anos. Depois de um passeio ao parque, os amigos se reuniam na casa da chefe e cada um ajudava na produção do prato, para todos degustarem ao final do encontro. Helena, que já comandou os restaurantes Manjhericão e Estrela da Terra, elevou a culinária típica paranaense a um alto patamar. Todos os sábados, Helena prepara seu prato mais famoso, a feijoada, no restaurante do Passeio Público. A parceria já soma três sábados com mais de 400 pessoas, ao todo, que degustaram do prato, pelo preço de R$35 por pessoa para o Buffet livre.
A idéia de trazer neste sábado o risoto da Família Lazzarotto é em alusão a data de aniversário do artista: se estivesse vivo, Poty completaria 90 anos. E, com certeza, o risoto não faltaria nas comemorações da família.

Vem aí, mais uma edição do Vinada Cultural
Dia 26 de abril, anote na agenda: vem aí a segunda edição da Vinada Cultural, junto com mais uma edição da Regata de Pedalinhos, ambos no Passeio Público. Haverá uma seleção de dogueiros indicados pelos curitibanos. E para a regata, as inscrições começam hoje. O preço é de R$ 50 por dupla.
A regata terá início às 10 horas da manhã, com ordem de largada conforme montagem de baterias realizada a partir das 9 horas. Atrasos desclassificarão a dupla inscrita. No total, a regata será disputada em 45 duplas (90 inscritos).

))) Franciele Lima