A Feira Especial de Natal foi oficialmente aberta nesta semana, na Praça Osório, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, secretários municipais e vereadores. A feira, que se estenderá até 23 de dezembro, oferece diversas opções de compra aos curitibanos e turistas, como enfeites e decoração natalina, peças de artesanato e também gastronomia.
O prefeito percorreu as 61 barracas montadas no local. Também entrou na casa de Papai Noel, uma das atrações da feira, que incentiva o trabalho de artesãos e pequenos comerciantes da cidade, pois é um evento tradicional de Curitiba. Além da Praça Osório, a Feira de Natal acontece também na Praça Santos Andrade.
“A ideia é fortalecer cada vez mais a feira, que é referência na cidade neste período”, disse o prefeito. “A cidade ganha porque é um fator de atração e ocupação do espaço público, que embeleza e dá alegria ao lugar. Ganham o morador e o turista, que têm opções de presentes maravilhosos, e ganha também o comerciante, com a oportunidade de melhorar sua receita no final do ano. A prefeitura procura ajudar colocando a estrutura à disposição.”
A Feira de Natal teve início em 1992 e a cada ano se torna mais concorrida. Mais de 250 pessoas se inscreveram neste ano para expor seu produtos e 80 foram selecionados pelo CTur, a partir da análise de uma comissão especializada. A aposentada Lucia Helena Ayabe é uma das pessoas que comercializam produtos de artesanato na barraquinha destinada ao programa Comunidade Escola. Há oito anos ela trabalha no programa e participa da Feira Especial de Natal. “São pelo menos 60 dias para fazer todo esse material porque é tudo manual, nada industrializado”, contou. Trabalhar na feira significa mais do que comercializar produtos e ganhar renda. “O melhor é o retorno sobre o trabalho, a conversa e o contato com as pessoas”, resumiu.
Acompanharam o prefeito na visita a Praça Osório o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Colnaghi, o secretário municipal de Abastecimento, Fernando Klein Nunes, a diretoria do Ctur e os vereadores Julieta Reis e Luiz Felipe Braga Cortes.