A Feira do Construtor 2014 – Feira dos Fornecedores da Construção Civil que será realizada entre os dias 07 e 10 de maio, no Expo Unimed, em Curitiba, apresentará novidades, principais tendências, produtos, equipamentos e soluções, para este que é um dos principais motores da economia do país, responsável por movimentar mais de 222 bilhões ao ano, segundo dados do IBGE (2013). Este evento comercial e técnico visa aquecer a indústria da Construção Civil no Estado do Paraná e Sul do país, com exposição de produtos e serviços, palestras, entre outros. Durante a Feira, o Sebrae/PR irá promover a 7ª Rodada de Negócios da Cadeia da Construção Civil de Curitiba e Região, em parceria com Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e a PINI realiza o Seminário “Orçamento de Obras na Construção Civil”.
Dirigido para construtores, compradores do segmento, engenheiros, designer de interiores, fabricantes, arquitetos, incorporadores e demais visitantes que se interessam pelo setor, a Feira do Construtor apresentará novas tendências e soluções para a modernização do processo construtivo e otimização de recursos.
De acordo com o diretor da J.A. Promoções e Eventos, organizadora da Feira, Joe Araújo, o evento deve fomentar ainda mais o segmento. “O setor da construção civil é um dos que mais cresce no país, e para estar sempre competitivo, os empresários e profissionais da área precisam estar sempre atualizados com o que há de mais moderno para empregar no seu negócio. E, é isso que pretendemos com a realização deste evento, que além da exposição ainda contará com uma rodada de negócios que será promovida pelo Sebrae”, comenta.
Rodada de Negócios
A 7ª Rodada de Negócios da Cadeia da Construção Civil de Curitiba e Região será dirigida para micro e pequenas empresas do setor da construção civil. No total, 25 empresas compradoras, as chamadas empresas-âncoras, terão estande no local e a expectativa dos organizadores é que aproximadamente 120 micro e pequenas empresas participem da Rodada de Negócios.
No dia 8 de Maio, a PINI realiza o Seminário “Orçamento de Obras na Construção Civil”, das 8h às 16h40. O tema tem como objetivo esclarecer porque o orçamento de obras deve ser uma prática multidisciplinar e quais as metodologias da Engenharia de Custos utilizadas para apropriação de valores de referência e levantamento de custos unitários. A elaboração de orçamentos de obras requer o domínio de diversos fatores relacionados ao planejamento, como ciclo de produção, tecnologias construtivas empregadas, fatores ligados à produtividade e variações de preços de insumos.
A chave para garantir o resultado de um empreendimento não depende apenas da competência em lidar com todas essas variáveis, mas também de metodologias apropriadas de engenharia de custos aplicadas a cada caso. O orçamento deve ser uma prática interdisciplinar, mas a consolidação desses diversos indicadores depende de profissionais capazes de apontar caminhos críticos da obra e da programação de custos. É preciso ainda atrelar essa capacidade ao estudo de viabilidade do empreendimento, compreendendo todo o ciclo de rateio de despesas.
Este evento é voltado para orçamentistas, incorporadores, engenheiros de custos, profissionais de suprimentos e de planejamento, arquitetos, coordenadores de obras e todos aqueles envolvidos no levantamento de custos de obras.