O candidato à prefeito de Foz do Iguaçu, Aírton José, e o seu vice, Deoclecio Duarte, propõem uma visão abrangente para impulsionar o Turismo na cidade, focando no crescimento e desenvolvimento do setor. A estratégia inclui a melhoria da infraestrutura de transporte e hospedagem, além da identificação de oportunidades para o que convencionam como Turismo Sustentável, essencial para preservar tanto o meio ambiente quanto a cultura local. A proposta se ajusta por meio de em iniciativas que estimulam a criatividade e a inovação, envolvendo a adoção de tecnologias que aprimoram a experiência dos visitantes, com o uso de dados para entender melhor as preferências dos turistas e a criação de plataformas que conectem os viajantes às ofertas locais.
Segundo o candidato, a meta é desenvolver um turismo que seja sustentável e inovador, mas proporcionando experiências inesquecíveis aos que se deslocam do Brasil e todos os continentes para visitar os incontáveis atrativos de Foz, ajudando a promover também o bem-estar econômico, cultural e social das comunidades locais. Para fomentar a economia criativa em setor tão diversificado como o Turismo, serão implementadas várias estratégias, não apenas aumentar a atratividade da região, mas valorizar a cultura e fortalecer a comunidade em suas raízes. Isso inclui a promoção de parcerias entre artistas, artesãos, designers e empresas do setor Turístico, a renovação contínua na elaboração de roteiros para dar vida à rica cultura regional, e a organização de eventos culturais, como festivais de música, teatro e dança.
Além disso, há a necessidade de suporte a empreendedores locais através de programas de formação e mentorias, juntamente com a criação de espaços de trabalho colaborativo e que estimulem a inovação, em parceria com importantes órgãos, como o Parquetec.
Turismo cultural
O fortalecimento do turismo cultural, esportivo e de negócios também será uma prioridade, fixando um calendário anual de eventos, acessível, online, que servirá como uma vitrine muito atraente para ajudar os interessados na organização de negócios e bons encontros empresariais na cidade. Moradores, visitantes e turistas poderão se informar sobre as atividades programadas, o que é muito importante para os prestadores de serviço de todos. Iniciativas assim vão além do aumento no número de visitantes, e, posicionarão Foz do Iguaçu como um destino de excelência, celebrando sua riqueza cultural, natural, histórica, e garantindo um fluxo contínuo ao longo do ano.
Airton José também destaca a importância de impulsionar o turismo religioso e cultural de nossa cidade e região, revitalizando espaços que foram literalmente abandonados, atendendo de perto às necessidades dos cidadãos, buscando assim movimentar a economia local de forma eficaz. Foz do Iguaçu é a ponta de entrada para uma região rica em tecnologia agrícola e sustentável, em programas de recomposição de florestas, em devolver ao ambiente a Mata Atlântica que foi erradicada pelos ciclos econômicos.