A cantora paranaense Fran Rosas, que fará seu primeiro show em outubro, traz uma bagagem repleta de estudo, vivências e personalidade. O espetáculo “Chapéu de sobra”, composto por músicas de autores regionais, foi montado a partir dos gostos pessoais da intérprete.
Antes de pisar em um palco, é preciso que o artista tenha muita experiência. Dia 08 de outubro, no Teatro Paiol, às 20h, será a estreia da cantora Fran Rosas, artista que se dedica à música desde muito pequena.
Fran Rosas é uma ponta-grossense de 23 anos que vive em Curitiba desde 2006. Com nove anos iniciou seus estudos de canto em sua terra natal. Neste período participou de diversos eventos culturais na cidade, atuando em festivais e grupos vocais religiosos. Em 2012 recebeu aulas de técnica vocal com os renomados professores Alan Richard Hendrie (canto erudito), Ana Cascardo e Suzie Franco (canto popular). Atualmente participa de projetos, shows e grupos vocais, entre eles destacam-se o “UmTake” uma série de vídeos musicais, com artistas convidados e clássicos da MPB, em duo com o produtor, arranjador, pianista e principal parceiro musical, Rafael Rosas. Fran também é integrante do Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná onde gravou o álbum intitulado “Terra de Pinho”, é Bacharel em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e mosaicista. Além disso, atua como cantora, preparadora, arranjadora vocal e co-produtora, compondo, interpretando jingles, trilhas, vinhetas e álbuns.
Para compor o show, Fran Rosas usou muito da sua personalidade. Não à toa escolheu para fazer parte do espetáculo muitas canções de autores paranaenses. A música título “Chapéu de sobra”, de Dú Gomide e Estrela Leminski, faz analogia à famosa expressão popular “tirar o chapéu”, para demonstrar como é forte a admiração e respeito da intérprete aos compositores apresentados e à vasta diversidade cultural, melódica e poética atreladas a eles.