Fumar aumenta riscos de hemorragia cerebral em mulheres hipertensas

Mais um dado comprova malefícios à saúde causados pelo fumo. Segundo um estudo realizado em conjunto pelo Hospital Central da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e pela Faculdade de Medicina Avançada Australiana, mulheres que fumam e sofrem de pressão arterial alta têm 20 vezes mais chances de sofrer uma hemorragia cerebral.
Segundo o estudo, trata-se do mais abrangente estudo já feito sobre o assunto e que ajudará médicos a decidir o melhor tratamento para o aneurisma, a dilatação de um vaso sanguíneo causada pelo enfraquecimento das paredes do mesmo.
A causa mais comum de uma hemorragia é a ruptura de um aneurisma, mas médicos ainda desconhecem o que motiva o problema. O estudo ainda identificou outros fatores de risco, como ataques cardíacos anteriores, mãe com histórico de derrame e também altos índices de colesterol. Essas últimas características se aplicam tanto a homens quanto a mulheres.
Estudos anteriores haviam provado ligação entre pessoas com diabetes do tipo 1 e hemorragias cerebrais não relacionadas com aneurismas. Metade dos pacientes que sofrem um episódio de hemorragia na região não sobrevive.