
No mundo da alimentação, é na sacas que são carregados os grãos que, unidos, se transformam matéria-prima em pratos e bebidas. Em síntese, cada pequena parte é fundamental para formar o todo. É desta representação que parte o conceito do hub gastronômico Sacas, que se apoia na tríade business, networking e inovação para conectar e potencializar o setor da gastronomia. Inicialmente, o projeto busca atingir o mercado curitibano, mas, em breve, a ideia é expandir para todo o Brasil. O Bom Gourmet é um dos parceiros da iniciativa encabeçada pelos sócio Givago Ferentz e Carlos Eduardo Cabral.
De acordo com Givago, a ideia de oferecer um espaço para consultorias, treinamentos e trocas de experiência surgiu a partir da necessidade de clientes do escritório de arquitetura que ele comanda, há nove anos, com foco em restaurantes e espaços para entretenimento. “A gente percebeu uma demanda para promover inovação e aceleração por meio da conexão de toda a cadeia produtiva, que inclui baristas, chefs, escolas e consultores para acelerar os negócios em gastronomia, com mais assertividade”, explica.
O espaço, que funciona em dois andares de uma casa de 1940, onde chegou a funcionar um pequeno mercado, ganhou uma reforma completa. No sótão fica o escritório de arquitetura de Givago, que também oferta projetos e consultorias na área. Há, ainda, salas e espaço para as consultorias ou pequenas reuniões. Mas o destaque do hub, até mesmo pela vocação do empreendimento, é a cozinha profissional e a adega, cuidadosamente planejadas para servir de ponto de apoio para eventos, degustações e aulas, que serão conduzidas pela escola de gastronomia da Inspirar Gourmet. A escola também será responsável por conduzir palestras e cursos no setor gastronômico por todo o Brasil.
“No hub, trabalhamos com base em educação, serviços e gestão, com ênfase nas consultorias em diversas áreas que envolvem os negócios em gastronomia. O atendimento pode ser tanto one on one, com foco em uma única pessoa, como mais amplo, voltado para o treinamento de equipes”, explica Carlos Eduardo Cabral, o sócio responsável pelo braço de gestão empresarial do Sacas.
Aliás, ele reforça que a ênfase na capacitação de mão de obra para o atendimento dos restaurantes é uma das preocupações do hub. “Os clientes dos restaurantes não buscam apenas boa comida. Querem toda a experiência, que inclui um bom atendimento”, completa Carlos Eduardo.
Os preços das consultorias e dos serviços são personalizados de acordo com as necessidades dos clientes e podem ser consultados pelo telefone (41) 3372-9941.
A dupla de sócios acredita que, mais do que nunca, o momento é de investimento em transformações e novas estratégias com planejamento minucioso de olho na retomada do setor da gastronomia quando os efeitos da pandemia do novo coronavírus ficarem mais amenos.
“É preciso pensar em aceleração pós crise, com o apontamento de possíveis caminhos, por meio de uma equipe multidisciplinar, de olho em bom atendimento, estruturação financeira e jurídica. É o bussiness dentro da gastronomia”, finaliza Givago.
Além do Bom Gourmet, da Inspirar Gourmet e do Givago Ferentz Arquitetos, o Sacas também conta com a parceira da Artesian Mobiliário de Design, Nicetrip Viagens e Turismo, Liga Iluminação, Poran Cafés Especiais, Ateliê Reconto, Electrolux, Estúdio Zampa, Doma e CF Home Design.
Serviço
Sacas – The Taste Hub
Onde: Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1.286
Como: (41) 3372-9941
Mais informações: @sacashub
Fonte: gazetadopovo.com.br