
Conhecida por sua celebração do glamour e do luxo, Dubai quer agora dominar o mercado de cirurgia plástica do Oriente Médio e atrair meio milhão de turistas médicos em seis anos. Após investir em infraestrutura médica nos últimos anos, o emirado passou a oferecer vistos de três meses renováveis para turistas médicos e seus acompanhantes e lançou uma campanha para se tornar conhecido como o principal destino do Oriente Médico para bem estar e cirurgia plástica.
O plano é atrair 20 milhões de turistas até 2020 — meio milhão deles, turistas médicos que renderiam 2,6 bilhões de dirhams (R$ 1,77 bilhões) ao país. A Associação de Saúde de Dubai afirma que cerca de 120 mil turistas médicos foram à região no ano passado, gerando um lucro de cerca de US$ 200 milhões (cerca de R$ 500 mil) – um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Globalmente, o turismo médico é um grande negócio, que, segundo estimativas, gera entre US$ 50 bilhões (R$ 125 bilhões) e US$ 60 bilhões (R$ 150 bilhões) por ano e deve crescer para US$ 100 bilhões anuais na próxima década.