A Secretaria de Estado da Educação ampliou o Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) nos últimos três anos. Nesta semana, a Secretaria fez convênio com o Hospital do Câncer de Londrina. É a 17.ª instituição que atenderá estudantes de escolas estaduais temporariamente internados por causa de doença. As aulas também podem dadas na casa do aluno, em tratamento de saúde.
Três professores e um pedagogo estão disponíveis para cada entidade conveniada, que cede um espaço pedagógico para as aulas. “O convênio dá oportunidade de os alunos continuarem com as aulas e com o vínculo com a escola”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, Walquiria Onete Gomes. Ela afirma que o Sareh contribui para a melhoria clínica do paciente, porque estabelece um projeto de vida além da doença.
O Hospital do Câncer de Londrina é referência para oito Regionais de Saúde na área infantil, com abrangência a mais de 200 municípios. São cerca de 1.250 atendimentos diários entre adultos e crianças, e aproximadamente, 5 mil usuários em tratamento por mês. Atualmente estão em tratamento no hospital mais de 16 mil pacientes.
AMPLIAÇÃO
Em três anos, a Secretaria da Educação ampliou o número de alunos beneficiados com o serviço. Entre 2007 e 2010, foram feitos mais de 40 mil atendimentos em hospitais e 20 professores atendiam nas casas dos alunos. Somente no ano passado foram quase 30 mil atendimentos e perto de 600 professores ensinaram alunos em casa.
“A atual política estadual está sensibilizada para a oferta desse serviço, uma vez que passamos de oito convênios, entre 2007 e 2012, para atuais 17 convênios”, ressaltou Walquiria Gomes.