O Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo (Graer) do Paraná realizou no fim de semana treinamento operacional na região de Mananciais da Serra, próximo à cidade de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, visando a manutenção das habilidades e proficiência de seus pilotos e tripulantes operacionais multi-missão na operação do helicóptero BELL Jet Ranger III (BH06).
Foram simuladas várias situações em relação ao emprego da aeronave na aviação de segurança pública praticada pelo Grupamento, tais como: hello casting e o salvamento aquático com sling
O treinamento prático operacional é importante para qualquer operador aéreo, principalmente para as organizações atuantes na aviação de segurança pública, haja vista o alto grau de complexidade de suas operações que, consequentemente, apresentam riscos mais acentuados.
Por conta disso, o Graer, objetivando preparar seu efetivo com vistas a manter seguras suas operações reais, executa regularmente esse tipo de treinamento, de forma que as tripulações estejam sempre atualizadas tecnicamente, proporcionando a capacidade necessária para a execução das atividades aéreas com segurança e eficácia.
O treinamento realizado foi muito além de uma simples instrução de voo, pois durante sua execução foram realizadas simulações de salvamentos terrestres e aquáticos, operações que envolveram toda a tripulação.
Os pilotos treinaram a manutenção do controle sobre a aeronave, enquanto os tripulantes operacionais multi-missão executaram operações com cordas, no caso do hello casting, que é uma espécie de salvamento terrestre, por exemplo. No meio aquático, o “sling” é utilizado para a retirada de pessoas em risco de afogamento. Nesta operação os tripulantes operacionais da aeronave são lançados à água para auxiliar a retirada das vítimas. Diante dessa diversidade de atuações é que se escolheu a região dos Mananciais da Serra, nos arredores de Curitiba, para a realização das instruções.
Com a realização desse treinamento, juntamente com outras ações de gerenciamento e monitoramento das atividades de aviação de segurança pública, no âmbito do Grupamento, procura-se atingir altos índices de segurança operacional, em conjunto com a manutenção da qualidade técnica-operacional das tripulações.