Diretores do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná (Simpep) se reuniram com o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. No encontro, que teve a participação do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, foram discutidas possibilidades de cobrança de tarifas diferenciadas para horários com menor consumo de energia e também de capacitar as empresas em relação à contratação antecipada de energia junto à companhia.
O encontro serviu para dar encaminhamento a uma das demandas apresentadas pelos empresários durante o Fórum Setorial da Indústria de Material Plástico, promovido pela Fiep em novembro. Na ocasião, foi levantada a possibilidade de se fazer uma consulta à Copel sobre uma redução nos custos da energia elétrica, insumo que tem forte peso nas planilhas de custos das empresas do setor. A indústria de materiais plásticos do Paraná é composta por 968 empresas espalhadas por todo o Estado. Elas geram 25,3 mil empregos diretos.
Zimmer se mostrou sensível ao pleito dos empresários, afirmando que é justo que as indústrias busquem maior competitividade, mas explicou que mudanças tarifárias dependem de aprovação do poder concedente, representado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e devem valer para todo o país. “Mas é importante entendermos as necessidades dos diferentes setores para que possamos também ser vetores da solução”, afirmou.