O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná dará início à aferição anual dos taxímetros usados pelos 2.252 proprietários de táxis licenciados em Curitiba. A operação começou ontem e se estende até 28 de outubro. A data de comparecimento segue a relação do número da porta do veículo.
Os taxistas deverão comparecer à subsede do Ipem, na Avenida Erasto Gaertner, 1.737, das 8h30 às 11 horas e das 13 horas às 16h30.
Para a verificação é preciso apresentar os seguintes documentos, juntamente com o veículo: Certificado Oficial de última aferição, cópia do CRLV (cadastro do veículo feito pelo Detran) e cópia de comprovante de residência. Para o táxi especial, o profissional deverá apresentar ainda a permissão especial da prefeitura. Já para o proprietário que está com o veículo em oficina de reparo mecânico, deverá, com antecedência, formalizar por escrito pedido de prorrogação de prazo para a verificação periódica.
O proprietário do veículo convocado que não comparecer na data indicada estará sujeito às sanções previstas nos artigos 8.º e 9.º da Lei 9.933/99, que falam em advertência, multa, interdição, apreensão, suspensão e cancelamento do registro.
O Ipem lembra ainda que a realização deste serviço está condicionada à apresentação do comprovante de pagamento da Taxa de Serviço Metrológico, cujo formulário deverá ser retirado na subsede e pago somente no Banco do Brasil.