Mais de 300 presos foram transferidos das carceragens de Distritos Policiais e Delegacias Especializadas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para o complexo penitenciário de Piraquara. Destas transferências, 208 foram feitas após determinação do governador Beto Richa para transferir 1.200 presos destas unidades da Polícia Civil para o sistema penitenciário do Estado, no prazo de 60 dias.
“Ao entrar no sistema penitenciário, cada um desses presos recebe seu próprio colchão, cobertor e objetos de higiene pessoal. Trata-se de garantir o respeito aos direitos humanos dessas pessoas, que cometeram delitos e, por isso, estão segregados da sociedade, mas não perderam sua condição de cidadão”, afirma a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.
Para isso, a Secretaria de Segurança Pública está enviando 120 colchões e cobertores por dia para o sistema penitenciário e encaminhará também kits de higiene pessoal e alimentação, conforme acordo firmado com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.