
Com mais de 30 anos de carreira e mais de dez discos lançados, Lenine está em turnê pelo Brasil para apresentar seu novo trabalho, Carbono, lançado em abril passado, e que já foi indicado ao Grammy Latino em duas categorias. Com realização da Prime, o cantautor pernambucano faz uma escala em Curitiba, no próximo dia 23 de outubro, com seu novo show que combina frevo com rock´n´roll, maracatu com samba-jazz. A apresentação inédita será no palco do Teatro Guaíra (R: Conselheiro Laurindo, s/n) às 21h15.
Carbono é o 10º álbum de estúdio do artista e tem 11 faixas inéditas gravadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Amsterdã durante três meses. Após o orgânico Chão, ele retoma a exploração da bateria e lança mão de muitas experimentações sonoras com sintetizadores. O cenário em escalas de cinza, com pedaços de pneu no piso e uma estrutura metálica pendurada, remete ao elemento químico carbono. O show foi apresentado na primeira noite da edição 2015 do Rock in Rio, no Palco Sunset, em um espetáculo especial com todos os 49 artistas que fizeram parte da gravação do disco, entre eles, Martin Fondse Orchestra (Holanda), Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, Pupillo, Dengue, Lucio Maia e Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Carlos Malta, Carlos Posada, João Cavalcanti, Lula Queiroga, Bernardo Pimentel, Marcos Suzano, Ricardo Vignini, Tó Brandileone e Vinícius Calderoni.
Com esse novo álbum, Lenine concorre a duas categorias do Grammy Latino: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Canção Brasileira, com “Simples assim”, parceria com o conterrâneo Dudu Falcão.
Com direção musical de Lenine, o set list do show é composto pelas novas canções como “Castanho”, “Simples assim”, “Cupim de ferro” , entremeadas por músicas de sua carreira dotadas de imprescindível química sonora com o repertório atual, entre elas, “Olho de Peixe” e “Na Pressão”.
Produtores do disco ao lado de Lenine, Bruno Giorgi (bandolim, guitarra, efeitos e vocais) e JR Tostoi (guitarra e vocais), juntam-se a Guila (baixo, synth e vocais) e Pantico Rocha (bateria e vocais) no palco.
De acordo com o artista, todas as canções, parcerias e letras surgiram em curto período de tempo, depois da definição do nome CD. Esse processo criativo acontece desde “Labiata” (2008). A única diferença é que “Carbono”, disco e show, foram preparados quase que simultaneamente e lançados no mesmo dia.





