Livros-aplicativos brasileiros ganham atenção mundial

A união de forças para incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes, com novas soluções digitais, vem apresentando resultados impactantes no mundo. A partir do projeto EDUCAÇÃO no Brasil, um programa da multinacional dinamarquesa Novozymes, em parceria com o SESI-Pr e a  Startup paulistana, StoryMax, foram desenvolvidos três livros-aplicativos, lançados entre setembro de 2016 e março de 2017, em três idiomas. A iniciativa já alcançou leitores na Inglaterra, Venezuela, Vietnam, Israel, Uzbequistão, Paquistão, por exemplo, além do Brasil e já somam mais de mil e seiscentas horas de leituras.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento de crianças, adolescentes, mas o gosto pelos livros, muitas vezes, é superado pela atração que a tecnologia oferece ou pela dificuldade no acesso a publicações impressas, além dos custos que envolvem a compra de livros. Com a iniciativa e a disponibilização de livros-aplicativos gratuitos, para aparelhos Android e iOs, a proposta ganha corpo e segue tendo destaque pelo mundo. “Nossa missão é mostrar às crianças e adolescentes, e para os pais, que a leitura pode ter outros formatos e linguagens, mais atraentes e envolventes, além de contribuir para a reflexão sobre as grandes questões da humanidade por meio das narrativas”, explica a jornalista Samira Almeida, da StoryMax.

Pedro Luiz Fernandes, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novozymes, explica que o projeto EDUCAÇÃO, iniciado em 2015, alguns meses antes da ONU lançar para o mundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem como principal proposta mostrar como a Biologia pode ajudar a criar um mundo melhor. “A Biologia é nosso DNA e sabemos que, por meio dela, milhares de iniciativas podem ser criadas para ajudar a desenvolver países, diminuir os impactos de produção e emissão de gases de efeito estufa, além da geração sustentável de alimentos e proteção das águas, todas essas atitudes são imprescindíveis para garantirmos um mundo que esteja preparado para as futuras gerações. Para isso, entendemos que mais pessoas precisam ter acesso a essas informações e nada melhor do que unir a literatura à tecnologia para promovermos a conscientização dos futuros cidadãos do mundo”, destaca.

Desde a sua criação, em 2015, a Novozymes conduz o projeto EDUCAÇÃO mundialmente. A companhia tem o compromisso de educar e impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas sobre o potencial da Biologia. Para sustentar as ações do projeto na América Latina, a empresa tomou como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atenderem os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos. O ODS 4 tem como objetivo garantir que até 2030 crianças e adolescentes adquiram consciência e informações suficientes para impulsionar o desenvolvimento sustentável educação de qualidade.

O projeto EDUCAÇÃO no Brasil, além da criatividade e inovação da StoryMax na criação dos livros-aplicativos, conta com o apoio de um dos parceiros fundamentais, o SESI do Paraná, que conta com 55 escolas de ensino médio. A instituição contribuiu com o desenvolvimento dos aplicativos, envolvendo seus pedagogos e professores, e estimulou os mais de 11 mil alunos matriculados a acessar os conteúdos e incentiva o debate dos temas abordados pelos aplicativos em sala de aula.

 

Sobre os app books

 

Ao unir os livros à tecnologia, em formato de app, um novo universo de incentivo à leitura se abre, como é o caso dos app books da Coleção Novozymes Nova Perspectiva, um novo mundo de conhecimento se abre.

O primeiro app book tem como título “Frritt-Flacc”, é uma adaptação da obra do escritor Júlio Verne. Com telas que trazem muita história e interatividade, o texto trata do tema da diferença social e a mesquinhez, traçando uma ponte entre a indiferença humana de todos os tempos e o flagelo da pobreza nos dias de hoje, com foco em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é a erradicação da pobreza.

O segundo livro aplicativo apresenta um outro clássico, do russo Anton Tchékhov, intitulado como “Ostras”. A obra busca estimular o leitor a refletir sobre a erradicação da fome. A terceira obra chega com um conto do inglês John Ruskin, “O Rei do Rio de Ouro”, tratando do tema: água limpa e saneamento. Apresentado como um conto de fadas, conta a história de um velho que visita a casa de três irmãos durante uma tempestade. O irmão bom acolhe o velhinho, mas os outros dois o maltratam e o expulsam. O que eles não sabiam era que se tratava do “Senhor Vento Sudoeste”, que trazia as chuvas para aquele vale fértil. Ao ser maltratado, ele provocou uma grande seca na região.

Todos os app books são gratuitos e já vêm em três traduções de especialistas em literatura e educação – em português, inglês e espanhol.

No ano passado, o aplicativo Frritt-Flacc ganhou destaque com o Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, um dos mais significativos do Brasil, sendo considerado pela banca julgadora (de pesquisadores relevantes em literatura) como uma das melhores obras infanto-juvenis publicadas em 2016.