Existem certos tecidos – normalmente os mais finos – que marcam o corpo com maior facilidade e acabam revelando o formato/costura da calcinha. Ficar com a calcinha marcando compromete o visual. Por isso, muitas vezes é necessário escolher um modelo específico de acordo com a roupa que se vai usar. As calcinhas sem costuras são ótimas e normalmente já resolvem o problema, mas às vezes é necessário recorrer a uma calcinha fio dental ou cor da pele quando a peça ficar um pouco transparente. Mesmo estando em forma, alguns modelos de calcinhas com as laterais mais largas modelam mais o corpo e são excelentes para usar com vestidos e saias, pois evitam que qualquer gordurinha fique “pulando”.
Já a escolha do sutiã requer ainda mais cuidado. Primeiramente é preciso escolher o tamanho correto e um modelo que sustente os seios e se ajuste ao corpo corretamente. Muitas mulheres sofrem na hora da compra, pois é comum um número ficar bom nos seios e justo ou folgado nas costas. Para resolver tal problema já existem algumas marcas de lingerie que têm sutiãs com tamanho de costas e bojo diferentes. Depois de saber qual é o tamanho correto é hora de escolher o modelo adequado ao tipo de decote. Por exemplo, peças tomara que caia ou com alças finas exigem um sutiãtomara que caia (sutiãs com alças de silicone são bem deselegantes), assim como roupas com decote mais profundo pedem um soutien específico para elas.
As marcas de lingerie já inventaram uma solução para praticamente tudo. Quando comprar uma roupa que exija uma lingerie especial, leve a peça junto para escolher o melhor modelo de calcinha e/ou soutien e ter certeza de que vai ficar perfeito.
))) Por Fabíola Monteiro, consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.