Má postura ao dirigir gera danos à coluna

Manter o encosto do banco distante do volante, o assento longe dos pedais e os retrovisores mal posicionados são alguns erros comuns dos motoristas, que estão relacionados à má-postura e podem resultar em dores na coluna ou até complicações mais graves. De acordo com Dr. Giuliano Martins, fisioterapeuta e diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba, a posição sentada gera mais sobrecarga na coluna lombar do que em pé. “Motoristas de ônibus geralmente ficam muito tempo ao volante e sofrem de dores lombares, sobretudo os mais obesos”, afirma.
Os principais sintomas de uma postura errada ao dirigir, segundo o especialista, são formigamento e dores que afetam outros membros, como braços e pernas. Podem também evoluir para problemas como escoliose (desvio da coluna vertebral), lombalgia (dores lombares) e cervicalgia (dores cervicais). “Uma das causas são os movimentos de torções da cervical que o motorista faz quando os espelhos retrovisores estão mal posicionados e a regulagem do volante e do banco está inadequada”, explica o Dr. Giuliano Martins. “Essas complicações podem ser corrigidas em estágio inicial, entretanto, podem se agravar se não forem tratadas corretamente e a postura não for corrigida. As doenças que podem ser causadas são abaulamentos e hérnias de discos”, alerta.
O Dr. Giuliano Martins dá algumas dicas sobre como manter a boa postura ao dirigir o veículo e, dessa forma, prevenir problemas na coluna.
Região lombar: deve ficar totalmente apoiada no encosto.
Cabeça: o encosto deve ser mantido na mesma altura.
Joelhos: a distância dos pedais deve ser adequada para que os pés os alcancem, mas sem flexionar muito os joelhos, que devem ficar levemente dobrados. Os joelhos também precisam ficar alinhados com a altura dos quadris ou ligeiramente acima.
Mãos e ombros: as mãos não devem ficar muito elevadas para evitar tensão nos ombros.
Costas: apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo de um ângulo de 90 graus.
Cotovelos: o encosto deve estar a uma distância do volante que permita que os cotovelos fiquem levemente flexionados.