A Exposição “30 anos 1º Comício Diretas Já – Curitiba” já havia recebido a visita de mais de 2 mil pessoas até a tarde de sexta-feira. A mostra comemorativa aos 30 anos do comício que deu início à onda de manifestações por eleições diretas e pela restituição das instituições democráticas, está em um ônibus biarticulado na Boca Maldita, localizada na Rua das Flores, no centro da Curitiba.
Para o técnico agropecuário Francisco Antonio Neto (58), morador no interior de Rondônia, e que está em Curitiba para visitar familiares, a exposição faz com que as pessoas revivam esta época e serve para mostrar um pouco da história recente para os mais jovens. “Espero que ações como essa sirvam de inspiração para os mais jovens. Que eles participem de cara limpa, mostrando o rosto, de movimentos políticos e sociais”.
Já o casal Dagoberto e Elisabete Hertzog, moradores da cidade de São Mateus do Sul, região metropolitana de Curitiba, “Fatos como o comício e a luta por eleições diretas não podem cair no esquecimento. É uma maneira de valorizar a liberdade que temos nos tempos de hoje e de transmitir o conhecimento para os mais novos”.
O monitor da exposição, Victor Carlim (19), conta que os visitantes são na sua maioria pessoas acima de 45 anos de idade e que chegam comentando que participaram do movimento “Diretas Já”. Os visitantes ficam tentando se achar nas fotos. Relembram os momentos de repressão vividos, se emocionam bastante”.