Manutenção própria de câmeras de segurança irá gerar economia para o Município

Até dezembro, as 175 câmeras de segurança existentes em Curitiba devem estar novamente em operação. A previsão é de que as 56 que hoje não estão funcionando sejam consertadas pela própria Guarda Municipal de Curitiba, durante a parte prática do curso de Segurança Eletrônica, que teve início nesta segunda-feira (11), ministrado por oficiais do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), ligado à Aeronáutica. As aulas se estendem até o dia 28.
“A capacitação do nosso pessoal representará uma economia imediata de R$ 1,6 milhão ao Município, valor que seria gasto para restabelecer o sistema”, informa o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba. “Além disso, haverá economia mensal de aproximadamente R$ 30 mil, empregados na manutenção das câmeras de videomonitoramento da cidade”.
Em 108 horas aula, das quais 80 serão práticas, a grade do curso inclui assuntos como eletricidade e eletrônica, aterramento, circuito fechado de TV, câmeras e lentes, redes, direito de imagens, instalação e manutenção.
O coronel aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, comandante do Cindacta, falou sobre a importância da parceria das instituições. “Temos o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida e bem estar da sociedade e o caminho único para isso é o estreitamento de relações entre as corporações, para compartilhar conhecimentos”, afirmou.
A importância da integração entre os órgãos de segurança pública também foi destacada pelo brigadeiro Amilcar Andrade Bastos, coordenador adjunto de Defesa de Área para Assuntos da Copa 2014. “Muito mais do que um legado para a Copa do Mundo, o compartilhamento deste conhecimento é algo que fica para a cidade”, comentou.
O curso de Segurança Eletrônica é ministrado pelo Cindacta para as suas equipes internas há seis anos e, pela primeira vez, foi estendido a uma turma completa da Guarda Municipal de Curitiba. O curso é considerado uma referência nacional e, por isso, receberá um prêmio no dia 20, em Brasília, como o melhor projeto de Soldado Cidadão da Força Aérea Brasileira. “É uma oportunidade única”, afirmou o brigadeiro.