Maquiagem vencida é risco para saúde

Mesmo usando maquiagem todos os dias, dificilmente as mulheres conseguem acabar com todos os seus produtos antes que o prazo de validade expire e a maioria não descarta os produtos vencidos. Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de faixas etárias variadas, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 24 meses é justamente a média de vida útil de um produto fechado. Depois de aberto, ainda segundo a entidade, o tempo de duração tolerável da mercadoria não deve chegar a seis meses. Normas do órgão determinam que a data venha impressa na embalagem. O problema é que grande parte das empresas ainda não disponibiliza a validade no frasco, somente na caixa ou no lacre plástico que é jogado fora assim que se abre o produto.
De acordo com a bioquímica do LANAC — Laboratório de Análises Clínicas, Talita Sabedotti produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos graves, pois a chance desse produto proliferar fungos e bactérias depois de aberto é bem grande. E mesmo aqueles que não têm a data de validade impressa na embalagem podem ser facilmente identificados, quando fora do prazo. “Ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nesses casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos”, afirma a bioquímica. A dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração, por menor que seja, tanto no produto quanto na pele.
Além do prazo de validade estar em dia, é preciso ter cuidado na hora do armazenamento. Embora na maioria das vezes os cosméticos e maquiagens fiquem guardados no banheiro, Talita aconselha que o lugar não é o mais indicado para isso, pois a mudança de temperatura constante, pouca ventilação e muita umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas.

Confira os prazos médios de validade:
Rímel – 3 a 6 meses
Base e pó compacto – 6 meses a 1 ano
Batom ou gloss – 1 ano
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – de 6 meses a 1 ano
Delineador – 1 ano
Hidratante – 1 ano
Pincéis – Lavado mensalmente com sabonete neutro têm validade indeterminada.
Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência do uso do produto.