Mercado de locação promete preço estável em Curitiba neste ano

Depois de apresentar queda de 0,07% em 2012, o valor do aluguel em Curitiba subiu 5% no ano passado, abaixo da inflação de 5,9%, conforme dados do Inpespar (Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominal).
O resultado aponta para um mercado estável em 2014, com possibilidade até de redução de preços. O movimento é reflexo principalmente do alto número de imóveis novos que vem sendo entregues na capital, e o consequente aumento na oferta de locação, uma vez que 20% das opções são destinadas para este fim.
A estimativa é que haja 30% mais imóveis para aluguel no mercado neste ano – os novos a serem entregues devem passar dos 8 mil, conforme estimativa da Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário). A primeira consequência é o aumento da concorrência, deixando o inquilino com a faca e o queijo na mão na hora de negociar.
Por isso, a dica dos especialistas para os proprietários é investir em ambientes que são mais valorizados por quem procura um imóvel para locar: cozinha e banheiro. “Dependendo do bairro e do valor que pode ser cobrado de aluguel, é importante também investir em quarto”, indica Ricardo Jahn, diretor-comercial da Personalizza, loja de móveis planejados exclusiva Dalmóbile.
Como os imóveis novos costumam vir quase sem estrutura, segundo Jahn, quem tiver itens básicos vai sair na frente. “Na cozinha, a dica é investir em armários e pia; no banheiro, armário, pia, box e vaso sanitário. É preciso pensar no consumidor, no que ele usa no dia a dia, mas colocando tudo na ponta do lápis para calcular a cobertura do investimento no valor do aluguel”, frisa o diretor-comercial, que oferece na loja consultoria imobiliária.