O mercado de compra e venda de imóveis usados se manteve estável em 2013, segundo o Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Sistema Secovi. Nestes últimos 12 meses, o indicador VUSO (de Venda de Usados Sobre Oferta) registrou média de 5,4% no segmento de imóveis residenciais e 3,9% nos comerciais.
Segundo o vice-presidente do Inpespar, Luciano Tomazini, o mercado imobiliário se mantém estável. “Apesar de termos crescimento de um ponto percentual no índice de VUSO residencial no mês de novembro, em relação ao mês anterior, a oferta permanece igual, o que ressalta o período de estabilidade”, analisa. “Nos últimos 12 meses tivemos uma variação muito próxima a zero no número de imóveis usados ofertados”, pondera. Com relação às variações de preço de oferta, em novembro a oscilação nos imóveis residenciais foi de meio ponto percentual, fechando um total acumulado de 8,6% nos últimos 12 meses.
Já no caso do VUSO comercial, o índice de novembro fechou em 3,9%, com crescimento de 0,8 ponto percentual, em relação ao mês anterior.
O preço de oferta, dessa categoria, apresentou uma variação de 3,55%, acumulando alta de 18,8% nos últimos 12 meses. No caso dos terrenos, o VUSO médio dos últimos 12 meses ficou em 4,4%, apresentando uma variação em novembro de 0,62%, se comparado o mês anterior. Ainda com relação ao preço, o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 15,7%.
Em novembro estavam à venda cerca de 20.790 imóveis na capital, onde um quarto da oferta estava concentrada em seis bairros: Água Verde (6,1%), Centro (4,5%), Portão (4,1%), Campo Comprido (4%), Uberaba (3,9%) e Santa Felicidade (3,8%).
Locações
O índice de Locação Sobre Oferta (LSO) para residenciais fechou o acumulado dos últimos 12 meses em 13,1%. Em novembro, o índice foi de 11,6%, ou seja, um crescimento de 0,6 pontos percentuais comparado a outubro. Já no LSO comercial, a média dos últimos 12 meses foi de 8,3%. Em novembro, o índice ficou na casa dos 9,2%, apresentando um crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Com relação ao valor comercial, novembro apresentou variação de 0,66% em relação a outubro, fechando em 8,56% o acumulado dos 12 meses. No valor residencial, o mês de novembro apresentou variação de 0,96% em comparação ao mês anterior, deixando a variação nos últimos 12 meses em 3,02%.