Em 2007, dois violeiros nascidos em 1973 e membros da banda Matuto Moderno, se juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia inicial de Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência. O lançamento do CD Moda de Rock – Viola Extrema em 2011 se tornou um sucesso de mídia, vendas e de shows, realizados em diversas regiões do Brasil e nos EUA. No espírito da viola caipira, In the Flesh do Pink Floyd se tornou uma singela valsinha, Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola.
Em 2011, os musicistas gravaram um DVD em dois shows que aconteceram em São Paulo. O primeiro no no SESC Pompéia que contou com as participações do guitarrista Kiko Loureiro e do grupo tradicional Os Favoritos da Catira. O segundo foi no SESC Pinheiros, com a participação do guitarrista Pepeu Gomes.
Ingressos custam R$ 20 inteira, R$ 10 meia para estudantes, idosos e doadores de sangue. O show começa as 20h00 do dia 25 de abril
Ricardo Vignini – São Paulo
É um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Ao lado da banda Matuto Moderno gravou quatro CD´s. Lançou em 2010 o CD solo instrumental “Na Zoada do Arame” e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil, EUA e França. Dono do selo Folguedo dedicado à música caipira. Foi um dos palestrantes no “Primeiro Seminário Nacional de Viola Caipira” – 2008, realizado em Belo Horizonte. Dividiu o palco com os artistas americanos Bob Brozman em turnê brasileira em 2003 e Woody Mann em 2006 e 2008. Em 2006 também tocou com Christiaan Oyens e o gaitista Sérgio Duarte. Acompanha as cantoras Kátya Teixeira e Maria Dapaz. Leciona viola caipira e guitarra há 18 anos e produz CDs de vários artistas há 12 anos. Produziu três CDs e um DVD do Índio Cachoeira. Tocou e gravou também com: Socorro Lira, Pena Branca, Levi Ramiro, Pereira da Viola, Os Favoritos da Catira, Ivan Vilela, Paulo Simões, Paulo Freire, Roberto Correa, Renato Teixeira, Teixeira, Almir Sater.
Zé Helder – Cachoeira de Minas
O violeiro, cantor e compositor Zé Helder tem dois CDs solos: “A Montanha” (Pedralva – 2004) e “No Oco do Bambu” (São Paulo – 2009), com participações especiais de Ivan Vilela, Dani Lasalvia e Índio Cachoeira. Gravou também com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs de diversos artistas, entre eles Guca Domenico, Levi Ramiro e o CD Caminho da Fé, da Cantora Walgra Maria, produzido por Dércio Marques. Acompanhou a cantora Ceumar e tem se apresentado ao lado de artistas como Alzira Espíndola, Lucina, Ivan Vilela e a banda mineira Os cabÔco, além do duo Moda de Rock que tem excursionado pelo Brasil e EUA. Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde assumiu a viola (junto com Ricardo Vignini) e os vocais (junto com Edson Fontes).
Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Guarulhos.