Moradores ajudam Prefeitura a definir obras em áreas de risco

A Secretária Municipal de Obras Públicas está realizando obras de contenção de taludes, limpeza do Rio Belém e reformas em passarelas e pontes na Regional do Boqueirão. A decisão sobre onde intervir levou em conta as avaliações e solicitações da administração regional, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e de lideranças e moradores de área de risco, que compõem o Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária (NUPDEC).
Desde o início do ano passado, os moradores dessas regiões de risco participaram de treinamento de defesa civil para ajudar no trabalho de defesa da área. Dessa forma, eles ajudam como monitores da situação do rio.
“Com base nas informações da população e questões técnicas, foi feita a recuperação das margens e a melhoria do fluxo das águas, para contenção e a reconstituição das margens. Assim haverá mais segurança aos moradores do entorno”, explica o diretor do departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria, Wilson Machado.
Um dos casos ocorreu com o fluxo das águas no Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, que causou a desestabilização das margens e deu início a um processo erosivo próximo à ciclovia e a pista de rolamento.
No Boqueirão foram concluídas as limpezas do Rio Belém (no trecho entre Ruas Bley Zornig e Rio Iguaçu, para minimizar os impactos das chuvas na região. Também foi feita, em 2014, a limpeza dos canais extravasores e acumuladores junto à linha férrea no Boqueirão e na Vila Pantanal.
Elias Saade Filho, de 64 anos, faz parte do NUPDEC. Morador do Boqueirão há mais de 40 anos, ele vivenciou a canalização de água e esgoto e as cheias do Rio Belém. Elias conhece bem os principais pontos de alagamentos e funciona como um monitor da situação para a Prefeitura. Essa orientação permite à Prefeitura de Curitiba direcionar a limpeza de áreas mais críticas do Rio Belém. “A limpeza é primordial, pois ajuda a dar vazão pelos canais em épocas de chuvas. Essa limpeza é importante para evitar estragos nos dias de chuvas prolongadas ou fortes” destaca o morador.
Outras obras em fase de conclusão na regional são a galeria de águas pluviais e as caixas de captação na Rua Diogo Mugiatti. A implantação pretende minimizar os problemas de alagamentos frequentes no bairro.

Foto: Divulgação.