Mudança de processos eleva lucro da Gonzaga Imóveis e reduz custos operacionais em 36%

Sócio-diretor da empresa, Guilherme Gonzaga foi convidado a falar sobre o case de sucesso da imobiliária no Cupola Conference Aluguel, um dos maiores eventos do setor imobiliário nacional

Um case de sucesso no mercado imobiliário, que culminou com maior eficiência nos processos internos, aumento da lucratividade e redução dos custos operacionais. Esses foram os motivos que levaram o sócio-diretor da Gonzaga Imóveis, Guilherme Gonzaga, a ser convidado para palestrar no Cupola Conference Aluguel, um dos maiores eventos do mercado imobiliário nacional.

Realizado no dia 7 de agosto na Universidade Positivo, em Curitiba, o Cupola Conference teve como tema “Estratégias e tendências na locação imobiliária”. Guilherme começou contando um pouco da história da Gonzaga Imóveis, que acabou de completar 70 anos de atuação. Desde sua fundação, a Gonzaga se consolidou como uma das empresas mais respeitadas do segmento, com mais de 8 mil imóveis administrados.

As mudanças que resultaram em melhorias no negócio e transformaram a Gonzaga em um case de sucesso no segmento começaram em 2019. “Quando assumimos o comando – eu, meu irmão Eduardo e minha mãe Dilca Gonzaga – fizemos um diagnóstico e constatamos que éramos uma empresa com nome forte e financeiramente saudável, porém, tínhamos alguns pontos a serem aprimorados. Ali percebemos que precisávamos realizar mudanças para dar mais eficiência administrativa ao negócio, e criamos o conselho gestor em 2020. Podemos dizer que esse foi o marco da transformação da nossa empresa”, relata Guilherme.

Melhoria dos processos e eficiência da gestão

O conselho gestor definiu um plano de melhoria baseado em três pontos principais: gestão orientada a dados, foco em melhoria contínua e valorização das pessoas. “Precisávamos descentralizar e assumir o controle da gestão. Também era necessário transformar a empresa para que ela fosse conduzida por dados e processos bem definidos. Além disso, decidimos que era preciso treinar as pessoas para que se tornassem profissionais capacitados, desempenhando suas funções de forma eficaz dentro de suas devidas atribuições”, conta o diretor.

Com ajustes importantes nos setores de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Gestão Corporativa, a Gonzaga atingiu o ponto de virada que esperava, o que impactou diretamente nos resultados. “Eram mudanças necessárias e, com elas, conseguimos reduzir os custos operacionais em 36% e aumentar nossa margem de lucro. Hoje em dia, nossa equipe está atuando em sintonia, com os processos estruturados e funções definidas. Isso tudo foi fruto de muito trabalho e de um plano estratégico, o que nos enche de orgulho e aponta que estamos no caminho certo para continuar sendo uma empresa competitiva e referência no mercado”, destaca Guilherme.