Mulheres altas têm risco maior de desenvolver câncer

Mulheres altas têm mais chances de desenvolver câncer após a menopausa. Um estudo da Yeshiva University, uma instituição de ensino privada de Nova York, concluiu que a cada 10 centímetros a mais do que a altura média da população, a mulher tem 13% mais chances de ter a doença. Os médicos ficaram surpresos ao descobrir que a altura é um dos grandes riscos para o desenvolvimento do câncer e que tem mais associações com a doença do que o excesso de peso.
Os especialistas afirmaram que a altura pode estar associada a um aumento de 13% a 17% de risco de câncer no seio, cólon, endométrio e melanoma. De 23% a 29% de aumento em casos da doença no rim, ovário, reto, tireóide e sangue. Entre os 19 tipos estudados, nenhum mostrou ligação de negatividade com a altura, ou seja, o tamanho estava ligado a todos eles.
Para o estudo, os cientistas usaram uma pesquisa feita entre 1993 e 1998 com mulheres na faixa dos 50 aos 79 anos. Entre os dados, encontraram 20.928 mulheres que tinham tido um ou mais tipos de câncer nos últimos 12 anos. Para avaliar as questões, eles analisaram altura, peso, atividade física, educação, tabagismo, consumo de álcool e terapia hormonal das pacientes.