Sim, cabelo cai – é normal perder cerca de 100 a 150 fios por dia. Mas quando eles começam a aparecer por toda parte – pela casa, nas roupas e no travesseiro, por exemplo – é preciso ficar alerta. “A troca de fios é comum. Mas se o cabelo começa a ficar ralo, a pessoa nota que ele cai muito durante o banho ou que muitos fios saem a cada escovada, o ideal é procurar um dermatologista para investigar as causas e tratar adequadamente o problema”, explica a dermatologista Karla Assed.
Oleosidade, caspa, excesso de procedimentos químicos, falta de cuidados, estresse e fatores genéticos estão dentre os motivos que podem estar por trás da queda excessiva dos fios. “A alimentação e alguns hábitos, como dormir com o cabelo molhado, também deixam os fios mais fragilizados e propensos à queda”, revela Karla. A perda de fios ainda pode servir de alerta para outros problemas de saúde, como anemia, carência de vitaminas ou alterações hormonais.
Aliando medicamentos, aplicações de laser e tratamentos estéticos, a dermatologista criou, há 16 anos, uma técnica exclusiva de terapia capilar que visa frear a queda, além de fortalecer e estimular o crescimento dos fios. “O tratamento varia de acordo com as causas da queda. Após o diagnóstico, indicamos quais os melhores procedimentos para cada paciente e, em quatro meses, já é possível notar os resultados”, afirma Karla. Já a terapia capilar estética – desenvolvida para quem faz muita química ou sofre com o frizz, por exemplo – reestrutura os fios, sela a fibra e previne o envelhecimento capilar, devolvendo a força e a maciez aos cabelos. Outros tratamentos desenvolvidos por Karla Assed:
Terapia Detox Iluminada KA – à base de óleo essencial de melaleuca, gengibre e esfoliante, indicada para o fortalecimento e para o crescimento de novos fios. “Esse tratamento proporciona uma limpeza profunda e eficaz no couro cabeludo. É ideal para queda de cabelo, rarefação, falhas, seborreia e psoríase”, indica a dermatologista.
Terapia Bordado KA – remove minuciosamente as pontas duplas, secas e danificadas. E tudo isso sem mexer no comprimento, no corte e no volume. “Indico que minhas pacientes façam a cada quatro meses, em casos de tintura, luzes, descoloração e alisamentos. E a cada dois meses para quem tem cabelos finos, já que ele proporciona mais corpo e comprimento aos fios”, ressalta a especialista.
Quartzo terapia capilar – combina óleos essenciais a um processo de sucção e luz de quartzo. “É muito eficiente no aumento de irrigação sanguínea do bulbo capilar, como também na limpeza e no auxílio para tratar queda de cabelo avançada e severa”, explica Karla. Além disso, a especialista garante o nascimento de fios novos, assim como fortalecimento e crescimento dos já existentes. Entre os óleos essenciais usados estão o de limão – que purifica e melhora a oleosidade, manjerona – combate a quebra dos fios finos e fragilizados, e lavanda – que ajuda a equilibrar o couro cabeludo e no tratamento da caspa seca. “Também acalma e nutre o couro cabeludo, proporcionando alívio de condições inflamatórias da região”, acrescenta.
Bulge – o aparelho possui lentes de aumento de até 700 vezes. A tecnologia usada é o LED vermelho, amarelo e azul, laser de baixa potência, oxigenioterapia, spray de limpeza e pulverização de medicamentos tópicos, microcorrente, eletroestimulação, drug delivery digital indolor de precisão e radiofrequência microagulhada. Tudo o que há de mais moderno na terapia capilar.