Acontece neste sábado, 29 de junho, Manifestação Popular na Boca Maldita, a partir das 10h. Representantes de mais de 60 sindicatos, movimentos sociais e coletivos estudantis se reuniram na segunda-feira, 24, para debater as mobilizações das últimas semanas e pensar nos próximos passos da luta.
Assim, foi definida uma pauta de reivindicações, mantendo como foco principal o transporte público. São as seguintes: Redução da tarifa de ônibus para R$ 2,60 nos dias de semana e R$ 1 aos domingos e congelamento desses valores, Maior transparência do sistema de transporte e abertura da “caixa-preta” da URBS, Reforma política ampla e democrática, Desmilitarização e reforma da Polícia pelo fim da violência, Novo Marco Regulatório das Comunicações, Fim dos pedágios, Redução da jornada máxima de trabalho para 40 horas, Retirada do projeto de lei que libera as terceirizações no país (PL 4330), Auditoria da dívida pública, verbas para saúde, educação e demais direitos sociais, Reforma agrária, Mais recursos para a saúde e educação, mais moradias populares, hospitais e escolas públicas e menos dinheiro para grandes obras e eventos como a Copa do Mundo e Ampla liberdade política, sexual, religiosa e defesa do Estado Laico.
O protesto de sábado está marcado para acontecer a partir das 10h na Boca Maldita, na Rua XV, e ainda não tem trajeto definido ou expectativa de público – o evento no Facebook conta com mais de 3.500 pessoas confirmadas. Os organizadores pedem para as pessoas que forem participar, que seja de cara limpa, sem máscaras ou lenços e que mantenham o caráter pacífico da passeata.
De acordo com os sindicatos, Curitiba vai aderir à greve geral convocada para o dia 11 de julho. Entre as pautas principais, está o pedido de redução da jornada de trabalho e uma reforma do fator previdenciário.