O Boticário cria estratégia pioneira de review de produto sem produto para lançamento de EGEO Cogu

Criada a partir de estudo de neurociência, marca desenvolve experiência inédita inspirada na tendência shifting para apresentar sua nova fragrância de cogumelo, ingrediente inovador da perfumaria

Já imaginou fazer um review de produto sem o produto? Foi com este insight que o Boticário, a marca de perfumaria preferida dos brasileiros*, trouxe sua expertise de mais de 40 anos em perfumaria para propor uma nova forma de experimentar a novidade de EGEO: com o envio de um kit inusitado — sem frascos, sem amostras, mas com estímulos sensoriais e imersivos, inspirados na fragrância, que podem despertar memórias e emoções conectadas a imaginação do cheiro que o produto tem, criando uma estratégia pioneira de review de produto sem produto no Brasil. Essa experiência inédita chega para apresentar ao mercado um olfativo igualmente inesperado: uma fragrância que traz o cogumelo como ingrediente principal.

Para isso, a marca uniu estudos de neurociência e tecnologia realizados pelo centro NeuroSenses, e trouxe a tendência internacional do shifting – prática que vem se popularizando entre a Gen Z que usa elementos gráficos para despertar a imaginação e transportar o consumidor para uma realidade diferente. O conteúdo audiovisual, desenvolvido pelas empresas Pródigo e Canja, combina som, imagens e uma navegação guiada para provocar sensações e deixar que a imaginação flua. A ideia é criar novas descobertas, incluindo imaginar “qual seria o cheiro de EGEO Cogu?” e compartilhar nas redes sociais como foram as suas percepções da experiência.
A materialização da inovação vem em forma de uma caixa enigmática, que não traz o produto em si, o que estimula ainda mais a curiosidade e criatividade. O press kit será enviado a criadores e formadores de opinião, que precisarão acessar por meio do sistema de leitura por aproximação no celular – NFC (Near Field Communication) – o shifting imersivo. Após a leitura da tag, o público acessa o filme sensorial desenvolvido em parceria com o time do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário, capaz de transportar quem assiste para uma jornada sinestésica única.
“Um lançamento tão ousado quanto uma fragrância de cogumelo pede uma campanha igualmente inusitada. Enviar um kit sem nenhum produto e convidar o consumidor a imaginar um cheiro com a gente é a nossa forma de reinventar como os envios orgânicos de beleza são feitos no Brasil. Com muita pesquisa e tecnologia a favor de uma tendência de comportamento emergente – o shifting –, elevamos o sensorial e a inovação olfativa de EGEO Cogu a um novo patamar. E esse é apenas o início de uma campanha nunca antes vista e que promete surpreender ainda mais”, comenta Carolina Carrasco, diretora de Branding & Comunicação do Boticário.
Criada pela agência SoWhat, a ativação inédita reforça o papel da marca em transformar o mercado de beleza, sempre acompanhando o comportamento de consumo – desta vez, antecipando o lançamento antes mesmo da comunidade pedir, como foi com EGEO Melancia.

“Partimos de dois princípios fundamentais para estruturar essa campanha: hoje, ninguém consome um produto sem antes acessar um review — e com EGEO Cogu, esse desafio foi ainda mais instigante, considerando que estamos falando de uma fragrância criada a partir do cogumelo. Precisávamos despertar desejo por algo inédito e foi assim que nasceu o primeiro review de produto sem produto. Para torná-lo viável, unimos ciência e criatividade: colaboramos com especialistas em neurociência para desenvolver testes capazes de mapear as áreas cerebrais ativadas ao sentir a fragrância e, a partir disso, criamos estímulos que replicam essa experiência sensorial. O shifting foi nosso ponto de partida, um movimento cultural emergente que nos permitiu inaugurar uma nova linguagem para lançamentos de beleza: mais provocadora, imaginativa e nativa das redes”, afirma Sofia Ricciardi, Diretora Executiva da SoWhat.

Ao final do vídeo imersivo, o público encontrará a revelação do novo EGEO Cogu – fragrância frutal amadeirada ambarada, feita com cogumelo exclusivo. Em edição limitada, a novidade chega ao Boticário no dia 12 de maio, com vendas focadas no e-commerce e lojas selecionadas por todo o Brasil. Após o lançamento, os participantes que receberam os kits shifting, receberão uma versão com a novidade da perfumaria.
Fonte: Kantar, Worldpanel Division, PanelVoice, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2024. Total Brasil, 3.470 lares. P3 – Como você se sente em relação às marcas de Perfumes e Fragrâncias abaixo? *Colônias, Body Splashes, EDP (Eau de Parfum), EDT (Eau de Toilette).

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Fontes:
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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