O Paraná é destaque na primeira fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 60.317 alunos de todo o País selecionados na segunda fase, mais da metade é do Paraná, totalizando 30.911 estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino.
Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento.
Segundo o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, a aprovação em peso dos alunos paranaenses é fruto da parceria da SEI com a Secretaria da Educação (SEED) para permitir não só uma presença maciça do Paraná na competição, como uma boa performance.
“Isso mostra que a política do governo em apoiar a inteligência artificial e se tornar referência está cada vez mais forte. Vamos acompanhar as outras fases da Olimpíada para que o Paraná se sobressaia cada vez mais”, disse
Curitiba lidera o número de classificados, com 2.558 alunos, seguido por Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, com 1.298, e Londrina, com 1.173.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca que o domínio e a inserção da inteligência artificial no contexto educacional são fundamentais para preparar os estudantes para os desafios do futuro.
“A inteligência artificial é mais que uma ferramenta, é um caminho para transformar a educação e garantir que nossos jovens estejam prontos para as demandas de um mundo em constante transformação. Esse resultado na ONIA reflete o potencial dos nossos alunos e o comprometimento da rede estadual com a inovação”, afirmou.
A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros que vão representar o país na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global que acontece em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.
Agora os alunos classificados disputam a segunda fase da competição, com uma prova online que fica disponível até 30 de janeiro.
Foto: Lucas Fermin/SEED