Em função do Dia do Rio, comemorado neste domingo, o Governo destaca algumas conquistas que resultaram, apenas neste ano de 2013, em um aporte de recursos no valor de R$ 26 milhões para projetos de conservação e melhoria da qualidade e quantidade da água dos rios do Estado.
“Cuidar das nossas águas é uma proposta que cabe a diferentes órgãos do Governo e também à sociedade”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida. Segundo ele, o Paraná é considerado um dos estados mais avançados do país no que se refere a sua política de recursos hídricos. Entre as novidades, está o PSA prestados pelos produtores que mantém conservadas nascentes e mananciais de abastecimento público. O PSA Água é uma das ferramentas do Programa Bioclima Paraná para incentivar a conservação dos recursos hídricos.
Devido às ações desenvolvidas no Paraná neste sentido, será possível firmar um acordo de cooperação técnica – entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas – para o repasse inicial de R$ 2 milhões por ano para suporte técnico, capacitações e elaboração dos diagnósticos das bacias onde serão implementado o PSA.